Próximos Hotspots WiFi permitirão login pelo cartão SIM

Novo protocolo foi testado e vai permitir login automático de múltiplas redes em um mesmo ponto de acesso.

San Picciarelli
Por
• Atualizado há 5 dias

Segundo um anúncio da Wireless Broadband Alliance, consórcio de empresas que usam espectros de rede sem fio, uma nova classe de hotspots foi testado com sucesso. Esses novos pontos de acesso sem fio prometem economizar memória dos usuários, que não vão precisar decorar ou digitar senhas no celulares ou tablets: eles poderão entrar automaticamente na rede usando seus cartões SIM.

A WBA informou que os testes preliminares foram concluídos com a ajuda de uma ampla lista de operadoras em todo o mundo, incluindo alguns fabricantes de aparelhos e de equipamentos para redes de telecomunicações. Destes, os grandes nomes a participar nos testes foram a AT&T, BT, China Mobile, Swisscom, LG, Intel, Aruba Networks, BelAir Networks e a Cisco. A boa nova é que a tecnologia já pode estar à disposição do mercado dentro dos próximos 12 meses. Eles explicam:

“A nova geração de hotspots é extensamente mais fácil de ser localizada e utilizada porque, tal qual uma rede celular, os aparelhos podem se conectar de maneira automática e segura, sem a necessidade de serem digitados nomes de usuário e senhas […] e incluem criptografia via rádio e autenticações automáticas diretamente no SIM”.

Mas o pulo do gato não ficará apenas com a automatização segura de logins. Como assinantes deste ou daquele pacote de dados oferecido pela nossa operadora, existe também uma possibilidade real para a interoperação de múltiplas redes em um mesmo hotspot através deste novo protocolo de acesso.

Isso quer dizer que as operadoras poderão oferecer pacotes cooperados de acesso à um mesmo hotspot, tornando possível um desafogamento no tráfego das redes e também o seu compartilhamento por meio de “arranjos complexos de roaming”, como informa a nota.

Outro aspecto positivo que deve chegar com os novos protocolos é a possibilidade do acesso ser transferido automaticamente de um hotspot WiFi para uma antena da operadora e vice-versa, tal qual como já existe hoje entre antenas em diferentes localidades.

Este programa da WBA é complementar a outro projeto da Wi-Fi Alliance chamado PassPoint Certificado, onde objetivo é facilitar o acesso seguro e sem usuário/senha de aparelhos sem fio à redes WiFi e cujos testes de homologação devem começar no mês de julho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.

Canal Exclusivo

Relacionados