Na China, usuários do Android pagam para fingir que têm iPhone

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 33 mins

Conhecida por falsificar toda a sorte de produtos, a China conseguiu se superar ao falsificar também uma assinatura eletrônica. Um serviço disponível para usuários de um aplicativo de mensagens instantâneas chamado QQ promete (e aparentemente cumpre) alterar as configurações de tal forma que as mensagens enviadas por ele pareçam sair de um iPhone no lugar de um Android.

Crédito: Penn Olson

A modificação é paga, mas o anúncio é bem convincente: “O iPhone é muito caro e você não precisa gastar todo esse dinheiro para impressionar seus amigos”, diz um deles. Custando por volta de 1,25 dólar ao mês, o serviço é feito por terceiros que usam o login e senha do usuário no QQ para alterar o avatar e depois envia uma versão modificada do aplicativo para ser instalado no Android, que por sua vez insere modifica a tagline das mensagens para fingir ser a versão para iPhone.

O serviço é oferecido por diversas pessoas pelo site Taobao (uma espécie de Mercado Livre da China) e o vendedor com maior número de vendas já executou o serviço para 329 pessoas somente esse mês. Também há uma modificação mais cara, que faz com que o usuário pareça ser dono de um iPad. Veja alguns exemplos de anúncios aqui e outro aqui).

Em tempo: achei isso um fato curioso apenas e decidi postar sobre. Portanto, aos leitores mais nervosos peço que economizem os comentários contendo “tendencioso!” para a próxima. 😉

Com informações: The Next Web, Penn-Olson.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados