Início » Arquivos » Telecomunicações » TIM pode ficar fora do 4G brasileiro

TIM pode ficar fora do 4G brasileiro

Operadora vai contra obrigações de qualidade e cobertura definidas pela Anatel.

Lucas Braga Por

Essa não é uma boa notícia para clientes da TIM: a operadora italiana se fez de coitada e criticou o governo sobre o leilão das frequências de quarta geração, que deve acontecer em maio desse ano. O CEO da operadora, Luca Luciani, deu a primeira deixa sobre o possível afastamento da TIM no leilão das frequências de 2,5 GHz. Seria melhor para todas as operadoras adiar o leilão, diz o executivo.

O motivo é que, na compra de uma licença, a Anatel impõe metas de qualidade. Dentre elas estão a garantia de cobertura 3G em determinadas regiões menos populosas. O mesmo aconteceu quando houve o leilão das frequências para o 3G, onde a operadora precisou expandir a cobertura da rede de voz. O presidente afirma que o investimento realizado com a tecnologia 3G no Brasil ainda não foi recuperado.

Mais: Conheça o LTE e saiba como o 4G funciona

Loja da TIM

Em contrapartida, a TIM anunciou um investimento para 2012 de R$ 3 bilhões. Grande parte desse valor será gasto com a ampliação da infraestrutura de rede, aumentando a capacidade da rede móvel da operadora. De acordo com Luciani, no ano passado a operadora investiu R$ 2,9 bi e dobrou a capacidade da rede de voz, bem como retomou os investimentos em cobertura 3G. O presidente ainda prevê que, em 2016, o número de usuários de banda larga móvel deverá superar os de banda larga fixa.

Como não podia deixar de ser, a TIM ainda chorou sobre a Anatel vincular a faixa de 450 MHz para 4G no leilão. A reclamação é de praticamente todas as operadoras, e incrivelmente faz sentido: a frequência nem é reconhecida pelo 3GPP, organização mundial das operadoras com tecnologia de terceira geração ou superior

Com informações: Convergência Digital

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Downluck
É incrivel, a TIM não oferece nada às pessoas, cheia de propagandas e tals na TV, tudo para iludir as pessoas, na verdade o serviço na maioria das localidades no interior é um lixo, agora, imagina se colocar 4G? vai ser um lixo versão 2.0 ¬¬
Hisagi
eu estava escolachando a TIM no meu comentario e ele nen chegou, ainda bem que nem é 4G (e ja estar essa merda toda).
Hisagi
A onde eu moro a TIM não serve nem pra enviar messagens se eu envio hoje só chega amanha. imagine se oferece-se serviços 4G eu matava todo mundo que continuase usando a TIM.
Antonio
É só a Tim para dar cache altíssimo para atriz em comercial e investir em serviços de qualidade
@lucas_scarvalho
Você disse tudo Daniel. Nós, clientes da TIM, temos que engolir um serviço vergonhoso de internet móvel que a TIM nos oferece. A velocidade de banda fornecida (quando tem conexão disponível) é comparável a internet discada!
@yagogabriell
Nem todos os celulares/modens são compatíveis com 4G, se eles deixassem fluir o 3G+ ou 3G, não acho necessidade de 4G por enquanto, mas se querem, td bem, se matem.
@er
Existem metas de qualidade do Serviço Móvel Pessoal. Se você está tendo problemas, denuncie para a Anatel, indicando exatamente onde está o problema. São apenas 2000 pessoas para fiscalizar todas as empresas de telecomunicações do Brasil (só de banda larga são quase 3.000).
victorlazari
Grande merda, todas as operadoras querem pegar ao máximo nosso dinheiro e oferecer uma merda de um serviço. Até hoje tem muito serviço 3g lixo, imagina o 4g? Não duvido nada que as operadoras vão impor limites de downloads para não perder o costume, e só depoisssss de muuuuuito tempo quando todas já tiverem a internet 4g e começarem a oferecer planos acessíveis vão começar a baixar um pouco o valor.
André Pessoa
Thumbs up pra você. É surpreendente ver um comentário de alguém que não entende nada de telefonia receber 8 thumbs ups e o seu, muito mais sensato e sério, ter recebido somente 1 antes de mim.
@mundodcr
Mas se a TIM comprar alguma frequência para a 4g, não será nescessário que ela comece a implantar a tecnologia desde já. Como o próprio governo já disse, a operadora pode deixar a frequência inutilizada por algum tempo.
@yagogabriell
è como os comentários daí de cima disseram, se tivesse uma 3G boa 4G pra quê? Além disso, quem aí quer gastar muuito mais só por uma merda de velocidade "capada" pelo próprio governo. "Tem que melhorar o 3G seus #*%&"
@andrelinod
Exatamente por todos esses motivos que você mencionou, simples assim. Ganham todos (menos nós meros mortais, óbvio).
Gaba
Pois é, mas nem isso tem!!!
@davividal
@tchones. concordo. E mesmo considerando que a TIM tenha eventualmente gasto mais do que previa, não acredito que isso seja suficiente para deixar uma empresa desse porte no vermelho. Mas o meu ponto é o seguinte: a TIM (assim como quero acreditar que todas as empresas) tem um orçamento X para gastar em "Investimentos em infra-estrutura". Implantando o 3G, eles gastaram X + Y. A TIM não está, efetivamente, no vermelho. Mas o orçamento para investimentos em infra está comprometido. :-) Não estou *defendendo* a TIM, é mais um advogado do diabo mesmo...
tchones
Rafaela, as metas existem, mas nem a Anatel cobra isso das operadoras, por isso está toda essa confusão.
Exibir mais comentários