Início » Arquivos » Brasil » NET e Globo transmitem carnaval do Rio em HD 3D

NET e Globo transmitem carnaval do Rio em HD 3D

Avatar Por

Todos prontos para mais um carnaval. Hora de checar os freios do carro, colocar aquele frango gostoso na quentinha e comprar um pacote novo de preservativos. Isso para quem vai viajar. Para quem não vai, a sugestão da vez é apelar para a transmissão em três dimensões do carnaval do Rio de Janeiro. A festa está garantida graças a uma parceira entre a Globo e a NET.

Também em 3D

Quanto ao acordo não tem nada de muito novo. Ano passado a Globo transmitiu o carnaval em HD 3D para seus assinantes. Para tanto, é necessário que o cliente seja assinante do pacote HD da operadora de televisão por assinatura e tenha também a televisão apta para receber os sinais em três dimensões.

A Globo diz que está preparando um esquema especial para a transmissão em HD 3D. Antes de qualquer coisa, compraram 6 câmeras específicas para captação desse tipo. As demais imagens serão captadas em alta definição a partir de 40 câmeras e convertidas para o tal do 3D. Diz a Globo que as câmeras nativas (em 3D) terão preferência na edição ao vivo do conteúdo.

Por sua vez, a NET explica que todos os decodificadores de alta definição estão prontos para receber imagens em HD. O sinal estará aberto para clientes dos pacotes NET HD e NET HD Max no canal 703 em 19 e 20 de fevereiro a partir das 21h.

O diretor de Novas Mídias da Globo, José Dias, informa que a estrutura de geração de imagens para a transmissão em 3D diferente da transmissão para a televisão normal. Fiquei curioso para colocar duas televisões lado a lado, uma com o HD simples e a outra com o HD 3D para ver o que entra em cada uma.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Freitas
FAP FAP FAP em 3D!
Arthur V.*
quanto aos comerciais filmados em 16:9 e exibidos em letterbox, aí a reclamação vai pros anunciantes mesmo. com relação ao jornalismo da Globo, acredito que ela só vai exibir todos os seus noticiários em rede em HD quando todas as suas emissoras (próprias ou afiliadas) tiverem a infraestrutura necessária. por enquanto, a Globo Nordeste (emissora própria no Recife) produz e exibe seus noticiários locais em HD, e a Rede Globo tem o Bem Estar (inclusive o Globo Notícia), muitas edições do Globo Repórter e alguns quadros do Fantástico em HD.
RenatoJG
Outra coisa que também "pesa" nos custos é o arquivo. Arquivar imagens em HD exige muito mais "espaço" do que imagens SD. Talvez um dos gargalos seja exatamente aí. Câmeras já são, quase todas, HD. Ilhas de edição não sei dizer... Mas podemos ver que programas da Globo em HD quase sempre exibem material de arquivo em SD, mesmo que esse programa tenha sido, originalmente, exibido em HD (ex. Faustão e imagens das novelas).
Pedro
Com certeza é mágico já q nenhuma emissora transmite em FullHD.
Marcos Oliveira
Mulatas do Carnaval em HD 3D??? FAP FAP FAP
Thiago Sabaia
Logo o carnaval.... Alguém ai assiste isso ?
Lucas Herrera
-1
David
Televisão é a coisa mais FÚTIL que foi inventada. Prefiro o bom e velho RÁDIO FM ou escutar uma boa música.
Kantaro
Pior ainda é o caso da RBS Florianópolis que nos poucos programas em HD da madrugada e manhã, além do Fantástico e Domingo Maior, transmite em SD por preguiça.
Yangm
Leonardo: O problema é que essa "transição" está demorando demais para terminar de acontecer. Full HD já existe a muito tempo, muito tempo mesmo. E o Fantástico, por exemplo, exibe um seriado sobre animais em HD mas a abertura do programa ainda é em SD, e isso não é problema de infra, afinal os comerciais de fim de ano, e o primeiro (ou segundo) de carnaval foram em HD. Realmente é algo que eu não consigo entender. Enquanto a Band com o pouco que tem faz de tudo para exibir em HD a Rede Globo fica de corpo mole. O mais interessante é um comercial exibido em uma filial dela, a Vanguarda TV, nele fala que a Vanguarda investiu em "material da sony" mas o próprio comercial é em SD, não dá para entender essa turma.
Leandro
Essa transição SD para HD é mais complexa do que você imagina. Sim, tem coisas que já deveriam ser em HD há muito tempo, como os programas de auditório(Jô, Caldeirão do Huck, Altas Horas etc), mas para eles serem em HD a Globo ainda precisa modernizar o estúdio do projac onde esse tipo de programa é gravado e também modernizar a Globo SP(onde o Jô e o Altas Horas é gravado). No caso o problema maior nem é câmera em HD, e sim ilhas de edição. Sobre o jornalismo não é uma questão técnica, é uma questão estratégica. A Globo não acha que ficar alternando matéria SD e HD no jornal esteja no nível de qualidade dela. Por isso está esperando as afiliadas ficarem em HD para quando o jornalismo entrar em HD a quantidade de matérias em SD ser baixa. E se a Globo quisesse que o RJTV de amanhã fosse em HD ele seria praticamente todo(talvez completamente) em HD. E, como já falaram, não é fácil para uma emissora do tamanho da Globo mudar seus equipamentos. Convenhamos, ela tem muito mais estrutura que qualquer outra emissora do Brasil, e tudo precisa ser bem pensado. Além do mais se a Globo coloca no ar um HD porco as pessoas irão reclamar, ela precisa comprar equipamentos de qualidade. E isso não se restringe às câmeras, todo o equipamento de edição também precisa ser de qualidade. Ela até tem dinheiro para colocar toda a programação em HD da noite pro dia, mas isso seria um investimento muito alto que limitaria as finanças da Globo por uns meses e que já foi comprovado que não trás muito retorno financeiro, por isso a migração para HD é feita aos poucos. Eu não sou um fanboy da Globo, apenas entendo a visão técnica dela.
Kowalski
Grande coisa... tsc tsc
Rogério Souza
Quem vai ver em 3d a mangueira entrar?
Yangm
RenatoJG: A Globo já tem bastante equipamento em HD, mas faz birra para não utilizar. E quando aparece uma coisa fútil corre comprar o material necessário.
RenatoJG
É mais simples migrar uma emissora pequena para HD do que uma emissora do tamanho da Globo. Não que seja aqueeela desculpa, mas é mais cara a Globo atualizar seus equipamentos SD do que a Cultura fazer o mesmo...
Exibir mais comentários