Início » Arquivos » Negócios » União Europeia aprova Googlerola

União Europeia aprova Googlerola

Ainda falta o aval dos Estados Unidos para Google comprar Motorola Mobility.

Avatar Por

O Google está mais próximo de controlar totalmente a fabricante de celulares e tablets Motorola (formalmente constituída como Motorola Mobility, inclusive no Brasil, tendo em vista que a Motorola responsável por estrutura de redes não entrou na negociação). Na segunda-feira a Comissão Europeia (CE) anunciou a bênção para que a aquisição aconteça, tirando um obstáculo para que o Googlerola (nota: esse nome é uma brincadeira, ok?) se concretize.

Comissário do órgão, Joaquin Almunia disse ao Wall Street Journal que o negócio não traz à tona questões relacionadas à competitividade no mercado europeu. Existe o receio de que a compra da Motorola pelo Google crie uma gigante dos celulares em especial quando estamos falando de dispositivos rodando o Android. O Google nega que vá privilegiar a Motorola na hora de definir o futuro do sistema — e eu duvido.

O comissário também alertou para a observação minuciosa que a CE pretende fazer das disputas envolvendo patentes consideradas básicas. Entre elas foram listadas patentes envolvendo funcionamento de Wi-Fi e 3G. São funções básicas dos celulares e os detentores das propriedades intelectuais devem licencia-las a um preço “justo, razoável e não discriminatório”, de acordo com o representante da Comissão Europeia.

A liberação fornecida pela Comissão é um alívio, mas não autoriza de vez o Googlerola. Longe disso: o principal aval ainda a ser dado será do governo americano por meio de suas agências reguladoras. Falta que o Departamento de Justiça do país se posicione com relação ao negócio. Só depois disso o Google poderá ter na Motorola Mobility uma subsidiária.

O acordo para que Google compre Motorola foi anunciado em agosto do ano passado. O negócio está avaliado em US$ 12,5 bilhões.

Atualizado às 19h18.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Chagas
O Google está prestes a ter o poder de se tornar igual a Apple no quesito móvel, é só eles quererem
Guilherme macedo
Motogoogle ficou legal....
Guilherme macedo
Só o nome da concessionária que é Changan... A montadora dos carros ainda é a Chana... Trabalhei em uma concessionária da Chana.. Tem Chanas que cabem 7 pessoas... É incrível... 7 pessoas em uma Chana... :D
tchones
Aqui vendem carro da Chana!! URL: http://www.chanamotors.com.br/ Obs: perceberam o vacilo do nome e mudaram para Changan!
Kadu
Ninguém nunca implicou com Motorola porque a gente lê com o R fraco. Mas no Googlerola, como Google é uma marca e a palavra já está encaixada na nossa cabeça (epa), pode acabar virando Google~rola~. Não, não pegou bem no Brasil hahaha
Thiago Leite
TomeliGoogle
@pr_oliva
Como diria a piadinha do facebook "As mina pira no GoogleRola".... fico estranho demais esse nome ... asuhdiahsudisuahdusiahas
@yagogabriell
Alguém quer comprar um GoogleRola?!
Fabio
UFA! Quase morri
@rodrigorsena
"GOOGLEROLA" *Sendo na na parte ROLA fica dando um eco de uns 2 segundos*
Thássius Veloso
É óbvio que não é oficial. Até hoje o Google não misturou o próprio nome com o das empresas que comprou. A Motorola provavelmente vai continuar se chamando Motorola.
Yangm
O povo aqui tá pirando na rola do Google.
FabioF
De todas as maneiras e brincadeiras, esse nome com rola envolvendo o Google não deve ser oficial, apenas um termo usando por esses blogs tétricos espalhados por ai... Como diz Andrew keen: "É o cego guiando o cego. Infinitos macacos distribuindo informação inifinita para inifinitos leitores, perpetuando o ciclo de desinformação e ignorância". hahaha! :P Não me refiro ao TB diretamente!
Thássius Veloso
Bom, "Motorola" existe faz dezenas de anos, com o sufixo "rola", e ninguém nunca implicou.
Breno Caldeira
É que o gringo não conhece o significado disso =X
Exibir mais comentários