A Kodak anunciou nesta quinta-feira que até a metade deste ano irá deixar de produzir câmeras fotográficas, filmadoras e porta-retratos digitais. De acordo com a companhia, a decisão é parte de um plano de reestruturação. Acumulando dívidas de US$ 6,75 bilhões, em janeiro a empresa entrou com um pedido de proteção contra a falência nos EUA.

De acordo com a companhia, a decisão de abandonar o mercado de câmeras fotográficas deverá gerar uma perda “significativa” de empregos. Segundo informações da agência de notícias Reuters, “pelo menos” 400 empregados trabalhavam na unidade de Rochester, no estado de NY, com pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para fotografia.

Kodak: agora é passado

Em um comunicado oficial, a Kodak afirmou que a saída do mercado de fotografias foi uma “extensão lógica” de seu recente plano de aumentar suas margens de lucro diminuindo sua linha de câmeras e voltando seus esforços para outras áreas.

Atualmente a empresa foca seus maiores investimentos (e esperanças) em serviços para empresas, equipamentos gráficos profissionais e unidades de filmes para estúdios. Para consumidores comuns, conta com uma linha de impressoras domésticas e tem planos de licenciar sua marca para algum outro fabricante a colocar em suas próprias máquinas fotográficas.

Fundada em 1882, foi uma das grandes responsáveis pela popularização da fotografia doméstica e se tornou sinônimo do setor. Nos anos 80 a companhia chegou a empregar 60 mil pessoas, mas em 2010 anunciou que contava com “apenas” 14 mil funcionários.
De acordo com Stephen Baker, analista da empresa NPD, a decisão foi correta: “Abandonar um mercado que enfrenta um rápido declínio nos últimos anos parece ser uma boa ideia”, afirmou à Reuters.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gustavo Guespe
e triste a kodak inventa a camera digital e perde o lugar .. mas tem uma marca que eu gostei foi a GE pensa numas fotos bonita deixa a samsung a sony de lado se for por em questão de qualidade ...
Guto Salvador
Sempre sonhei em ter a melhor maquina fotografica, optei pela kodak mas não me arrependo da qualidade do produto. Estou satisfeito, muito triste em saber que esta saindo do mercado. É tanta deslealdade no comercio de produtos que a gente não sabe quem é quem, uma cópia atraz da outra.
Felipe
Sigo achando incrivel que alguem capaz de criar este comercial em 2007 se retire deste mercado em 2012: https://plus.google.com/112746545479902610397/posts/iKiABVBMh1E
Forbidden_404
Vi uma matéria que o fotografo da Vogue usa um iPhone...
EDI LOPES
um fotografo nao, mas uma pessoa que tira fotos pode muito bem usar seu iphone.
Gaba
Bah, não sabia desse detalhe da câmera digital!! Que burrada!
Gaba
Essa informação confere?
@yagogabriell
Minha avó tem um camera Kodak que filma em Full HD.. A qualidade é melhor que muita camera por aí.. Não quero que a Kodak morra véi..
@ucassouza1
Acho que minha camera kodak das casa bahia vai morrer junto!
@icarpes
Pessoal a Kodak é muito mais que um fabricante de máquinas fotográficas, hoje ela é uma das lideres no mercado gráfico em pré-impressão e um dos competidores no promissor mercado de impressão digital de alto volume que no futuro irá substituir a impressão offset e é esta área que permitirá a sua certeira recuperação, além disto a Kodak NÃO está falida, ela está em recuperação judicial e conforme o próprio texto acima informa, ela está executando um plano para eliminar as áreas de sangria financeira e manter as áreas lucrativa como as que citei acima.
Luandersonn
A empresa inventou a câmera digital, mas pela ganância dos empresários da Kodak, não queriam abandonar os filmes fotográficos, que davam montanhas de dinheiro, isso é triste e ao mesmo tempo bem feito.
YagoGabriell
Esperem aí.. A Kodak não patenteou a câmera? Ela não ganha dinheiro com o próprio invento?
Fabiano
Ops
YagoGabriell
é mesmo.. Quem compra camera por causa de marca é pq come bosta.. Tantas cameras de lentes tão boas e nem são tão conhecidas assim..
YagoGabriell
Na minha opinião as lentes que a Kodak usa não são ruins, são caras.. esse foi o problema. Quem quer pagar por uma kodak do mesmo preço de um canon.. só compram pela marca mesmo..
Exibir mais comentários