iphone-worm-rickastley Usuários australianos do iPhone estão sendo atacados pelo que parece ser o primeiro Worm programado especificamente para o celular da Apple. Diferente de um vírus normal, o Worm é um programa independente que não necessita de outro para se espalhar.

O worm parece se propagar através apenas de iPhones e iPods Touch que passaram pelo processo de jailbreak, pois esses estão com SSH ativado. O SSH é uma espécie de servidor FTP rodando dentro do aparelho e, no caso do iPhone OS, a senha padrão é a palavra ‘alpine’. Sabendo disso, o hacker que programou o Worm fez com que ele procurasse por iPhones ou iPods Touch pela da rede WiFi, logasse neles através do SSH com a senha padrão e se instalasse no aparelho. Ele também está programado para procurar novos iPhones com jailbreak a cada 2 minutos.

A Sophos, empresa de segurança que detectou o worm, afirma que ele é inofensivo e seus únicos objetivos são trocar o papel de parede do aparelho infectado para uma foto do cantor Rick Astley e replicar-se através da rede. A solução recomendada pela empresa, por enquanto, é evitar fazer o jailbreak do celular.

Ainda não foram reportados casos fora da Austrália, mas se o seu iPhone passou pelo jailbreak e você quer se sentir mais seguro, a mudança da senha padrão do SSH é a melhor escolha. Clique aqui para ver instruções (em inglês) de como mudar essa senha. [CNET]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo
Never gonna hack you phone... Never gonna down that worm... Naver gonna say goodbye...
Rafael Silva
Por enquanto sim. Mas do mesmo jeito que esse atacou, outros podem atacar e fazer coisas mais nefastas e/ou ilegais.
Rafael Arcanjo
Vocês tão de sacanagem que o que o Virus faz é simplesmente colocar o Wallpaper do Rick Astley ? HAHAHAHHAHHAHAHHAA
Rafael Silva
iPhail! =P
Thiago Mobilon
Legal, eu fiz o jailbreak ontem no meu! hahahahah