Início / Arquivos / Legislação /

Brasileiros e portugueses da Wikipedia se dão bem, afirma diretor do site

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Da Campus Party, São Paulo — A discussão sobre qual grafia adotar na Wikipedia em língua portuguesa é saudável e estimulada pela instituição, afirmou o diretor-gerente da Wikimedia, Kul Wadhwa, em coletiva de imprensa depois de palestrar na Campus Party.

Wadhwa conta que os brasileiros e os portugueses geralmente partem para o diálogo e discussões saudáveis quando há alguma discrepância sobre a forma com que certos termos aparecem na enciclopedia livre. Por exemplo, os monitores que nós usamos no Brasil viram ecrã quando em Portugal. Qual seria o certo?

Para o diretor-gerente essa questão não se limita à Wikipedia em língua portuguesa. Wandha cita uma versão da Wikipedia em inglês para indianos que frequentemente sofre alterações de usuários dos Estados Unidos e da Inglaterra que pensam estar ajudando na manutenção do site ao “corrigir” termos populares na Índia pelos usados em seus respectivos países.

“Fazemos a divisão por língua. Também por território, mas principalmente pelo idioma.” Não faria sentido, portanto, criar uma versão da Wikipedia para os brasileiros e outra para os internautas de Portugal. Pelas regras da enciclopedia é considerado deselegante que um usuário troque uma palavra por outra em um verbete apenas por ela ser mais popular na variante da língua adotada no país em que vive.

Kul Wadhwa, diretor-gerente da Wikipedia/Wikimedia

Os usuários brasileiros ainda participam pouco da Wikipedia. A média mundial para pelo menos uma edição feita pelos internautas fica na casa de 6%, enquanto no Brasil esse número é de somente 2%. Há muito o que melhorar na disseminação da Wikipedia no país.

Assuntos polêmicos, os projetos de lei SOPA e PIPA foram alvo de críticas do diretor durante a palestra no palco principal da Campus. O blecaute que impediu que usuários entrassem nos verbetes da Wikipedia, de acordo com Wadhwa, só aconteceu devido ao suporte da comunidade. No fim das contas, de um dia para o outro o número de congressistas americanos a favor dos projetos de lei diminuiu consideravelmente e a proposta foi engavetada.

“Vocês têm controle da Wikipedia. Nós trabalhamos para vocês. Meu ponto aqui é sobre ação – sobre como vocês usam a tecnologia para amplificar sua voz. Nossa comunidade disse que isso precisava acontecer, e foi o que fizemos.”

Para Wadhwa a juventude de hoje é muito mais ativa do que na sua época: “Quando eu estava na idade de vocês gostava de filmar coisas explodindo. Vocês estão bem na minha frente!” Seja para editar um artigo e propagar conhecimento, seja para fazer barulho e barrar um projeto de lei que afetaria toda a rede.