Quem usa Chrome provavelmente não reparou, tendo em vista o processo de atualização automática que o software emprega, mas nessa semana pintou nova versão do navegador que vem se popularizando e batendo o Firefox em alguns países (Brasil incluso nessa lista). Os atributos do Chrome 17 são vários, com destaque para a segurança e a inteligência da barra de endereços.

Chrome 17

Digitando uma URL na Omnibox, o Google imediatamente desembesta a tentar completar o endereço que o internauta deseja acessar. Não bastasse isso, o navegador carrega em segundo plano a página que mais provavelmente vai atrair a atenção do usuário. Se pressionar Enter ele vai direto para o endereço com os elementos pré-carregado, o que tende a agilizar a navegação.

Essa é a mesma abordagem do carregamento prévio de buscas do Google no Chrome. O navegador detecta o resultado que o usuário provavelmente vai clicar a partir dos resultados de busca e faz a mágica do carregamento acontecer antes do clique. Esse é o Google gasta a sua banda para não gastar a sua paciência.

A segurança do Chrome na versão 17 foi reforçada com a verificação de arquivos de extensão .msi ou .exe. O navegador verifica em uma lista de sites aprovados para autorizar ou não o download. Em caso negativo, ainda checa nos servidores do Google se o domínio é seguro antes de liberar. Em último caso – como sempre – fica a critério do internauta aprovar o download.

O Chrome se atualiza automaticamente. Ou você pode forçar a atualização clicando no ícone de configurações e depois em Sobre Google Chrome (ou algo assim – em inglês é About Google Chrome). Também tem a opção de baixar o instalador novamente.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Branus
Isso, realmente irrita, tenho uma aplicação que gera relatório para impressão que depende desse recurso...aí tenho que ter também o IE só por isso!
@Martins_JoaoP
Na verdade, ele só aparece depois do enter, o site carrega em segundo plano...
Ronaldo
Versão 17 e ainda não consegue imprimir cores e imagens de fundo
Douglas Chagas
lol o Chromium pulou da versão 16 direto para a 18 \o/
@LBKatan
Então pulou direto para a 21?!
@LBKatan
Amigo, use um janela anônima, por favor.
@LBKatan
Coitado de quem tem netbook, independente do Chrome. =P
Caio Alexandre
E eu a 20....... Oh wait, ainda não tem 20. Ainda.
Caio Alexandre
E o mais legal é que isso já estava nas versões beta/dev/canary. Eu particularmente gostei.
Douglas Chagas
Quando será que o Chromium 17 estará disponível?
Smess
Quase não percebo essa rotina de atualizações do Chrome que está ficando cada vez mais frequente.
@henriquelg
Gostei das mudanças, mas acho que ele consome muita memória ram, desde as outras versões.
Jonathan Gangi
kkkk curti essa!!
Lucas Meneses
no meu arch nunca travou!
@amandaclarck
Comigo ele ainda trava um pouco com youtube/facebook.
Exibir mais comentários