Início » Arquivos » Brasil » Nextel está testando rede 3G

Nextel está testando rede 3G

Operação comercial deve começar no segundo semestre.

Lucas Braga Por

Da Campus Party, São Paulo — Não sei se você lembra, mas em novembro de 2010 a Nextel comprou várias licenças de operação da banda H. Demorou bastante para que a operadora iniciasse seus testes com 3G em larga escala, mas em dezembro de 2011 a Nextel registrou as primeiras antenas no catálogo da Anatel.

Rede da Nextel entre as operadoras

Já são várias as cidades onde o registro das antenas foi efetuado: na cidade de São Paulo já existem mais de 70 estações radio-base registradas. Para efeito de comparação, a Vivo tem 819 antenas na capital paulista.

A Nextel ainda está longe do número adequado para cobrir a capital por inteiro, mas 70 antenas é um número adequado para testes. Na região do Anhembi Parque é possível identificar a rede com uma busca manual de operadoras no celular. A rede com nome 724 39 é de propriedade da Nextel e opera na frequência de 2100 Mhz.

Os testes não se concentram apenas na capital paulista: no estado de São Paulo, cidades como Campinas e Sorocaba já estão com antenas registradas. Em Ribeirão Preto há uma antena até mesmo na zona rural da cidade. A capital carioca também possui antenas registradas, bem como em Minas Gerais, que possui estações na cidade de Juiz de Fora.

A Nextel afirma que está trabalhando em uma solução para manter o serviço de rádio na rede 3G. Acredito que deverão utilizar uma solução similar ao que encontramos no Vivo Direto.

A rede tem lançamento comercial previsto para o segundo semestre desse ano. Portanto, nos resta aguardar – e torcer para que o serviço seja bom o suficiente para ter vantagens de se manter no “clube”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

andesson.santana
Achei a rede NEXTEL aqui em Aracaju, mas quando ligo eles dizem que aqui nao tem cobertura. E no mapa de cobertura 3G da diz que aqui já tem. vai entender isso?
Heitor Vianna
Se a Nextel usa seu sistema rádio para telefones 3G, nos mesmos moldes que Vivo e Claro, usando as mesmas frequencias de voz, fica ruim. Esse metodo só fica bom no sistema Iden, porque se usam frequencias especificas. Nos Estados Unidos o novo sistema da Nextel de lá, que nada tem a haver com as Nextel de outros paises, tambem passou a usar as mesmas frequencias de voz para o rádio. Isso deteriora as condições da operação-radio. A Nextel só não perde porque a clientela de rádio já está baseada nela e praticamente quase ninguem passou para Vivo ou Claro.
Heitor Vianna
Se em 3G a Nextel usa as mesmas frequencias de voz e dados para o sistema-rádio, não fica bom como no Iden. Vivo e Claro tentaram isso e ficou ruim. Nos EUA a Nextel de lá fez a mesma coisa. Rádio só fica bom em frequencias a parte, como no sistema Iden. Felizmente no Brasil o Iden será mantido e não se cogita de suas frequencias para outros serviços, sendo que o futuro 4G ocupara parte das frequencias de Tv UHF.
Wagner
Estou na Mooca e aqui achei a conexão 3g da Nextel...quando será que vai funcionar......
joão marcos
falou tudo Marco!!!
Marco
A diferença entre o que a Nextel fará em termos de PTT e o Vivo Direto é que no caso da Vivo, trata-se de uma plataforma antiga que funciona sobbre canais de voz. Já a Nextel investiu milhões de Dólares em desenvolvimento, com dois parceiros multinacionais, para entregar o primeiro PTT de alta performace sobre UMTS (3G WCDMA) do mundo. Na prática isso significa que ao invés dos 9 segundos necessários para estabelecer uma chamada de rádio no Vivo Direto, no Nextel teremos algo como 0,8 segundos. Quanto às velocidades de acesso à Internet, a idéia da Nextel é vender exatamente o que entregará. No futuro a tendência é que todas as demais operadoras tenham que fazer isso, compulsoriamente, monitoradas pela Anatel. Já existe uma regulamentação e os detalhes, bem como a entidade que fará a medição das velocidades, estão sendo determinados.
@thiagone_
Aham, estão mesmo.... por isso que estão investindo não sei quantos BI na rede LTE para Nextel trocar o padrão e sair o iDen... este tipo de operação é tipica de quem esta abandonando algo.
@thiagone_
Eles devem migrar para a "mesma" solução da Sprint / Nextel americana, estão abandonando a iDen para usar PTT via LTE... claro que no BR não será LTE.... E engana-se quem pensa que a Sprint está louca para se desfazer da Nextel, o publico alvo deles é bastante fiel e não pode ser ignorado.
Bel Salles
NEXTEL? Tô fora! Pior serviço, pior atendimento, pior preço de todos os tempos. AINDA BEM consegui cancelar e sair dessa meleca. Na boa, não aconselho a ninguém.
YagoGabriell
é massa!! "Prinrin!: 'iaí?!" Chega de só 4 operadoras né.. não adianta ter 3465465GPPPPPPP se a velocidade for ruim.. Mesmo se for 3G por tanto que a velocidade seja boa..tá bom.
Guilherme
Dúvida: o ponto em "dois um zero zero" é opcional?
Matheus
Isso é que é modernidade, lançar uma rede 3G no final de 2012! Enquanto nos Estados Unidos a Sprint tava louca pra se desfazer da Nextel no Brasil ainda tem gente que acha viável brincar de walkie-talkie.
@brunogdb
Tomara que a Nextel tenha uma 3G que faça as outras operadoras ficarem no chinelo.
C. Emanuel Laguna Jr
A tal rede da Nextel opera na frequência de 2.100 MHz ou 2,1 GHz, caro Lucas. ;-)
David
Eu ACABEI de achar a rede da nextel 3G no meu Samsung Young.
Exibir mais comentários