Hoje em dia o celular é tão presente no dia-a-dia das pessoas que talvez seja até algum tipo de surpresa se lembrar que ele nem sempre esteve entre nós, que um dia precisou ser inventado. E quem o inventou foi esse senhor da foto, o octagenário Sr. Martin Cooper, que era engenheiro da Motorola na época. Conta a hitória que, além de responsável pela invenção do aparelho (o nome dele está na patente do tal “sistema de telefone a rádio”, inclusive), Martin Cooper fez a primeira chamada particular de um telefone celular, em uma rua de Nova York em abril de 1973.

Esse senhor certamente foi um visionário, um homem da vanguarda tecnológica de sua época. Seria interessante ouvir o que ele tem a dizer a respeito do que o celular virou hoje, nesse tempo em que smartphones que fazem quase tudo são o sonho de consumo de 10 entre 10 amantes de tecnologia… Pois bem, ele o acha uma porcaria.

Isso mesmo. Vejam o que diz o Sr. Cooper:

“Nosso futuro, eu acho, é um número de dispositivos especializados que se focam em uma coisa que melhorará nossas vidas.”

Se Martin Cooper estiver certo, então, daqui a uns anos estaremos andando com: MP3 player, celular (daqueles de R$ 50, que só faz ligação), aparelhinho de tuitar, calculadora, câmera fotográfica, filmadora de mão, algum vídeo-game portátil, agenda, caderninho de contatos e talvez alguns álbuns com as fotos das crianças e do cachorro… E uma mochila bem grande, claro. [Engadget]

Receba mais sobre Smartphone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados