Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

VLC 2.0 será lançado em breve com diversas novidades

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Fãs do “canivete suíço” dos tocadores de mídia podem começar a abrir um largo sorriso: o time responsável pelo VLC confirmou que a versão 2.0 final deve ser lançada ainda em fevereiro, com várias novidades.

Centenas de novidades no VLC 2.0

Umas das mudanças mais esperadas do VLC 2.0 é ironicamente algo que os usuários não notarão: a mudança das licenças das bibliotecas libVLC e libVLCcore da GPLv2+ para LGLPLv2+ permitirão que elas possam ser usadas em aplicações não-GPL. Parece bobagem, mas com essa mudança o VLC poderão finalmente voltar para o iOS, de onde estava fora há mais de um ano.

Além disso, também será possível executar discos de Blu-ray. Essa função ainda está experimental e certos discos protegidos precisam de um pouco de trabalho para serem executados, mas já é um passo e tanto. Usuários do Linux ainda hoje sofrem para executar discos protegidos em seus sistemas — esse é um grande passo para resolver o problema.

Outras mudanças dignas de notas incluem: Módulo UPnP, simplificação de vários menus de ajuste, correção na reprodução de arquivos .rmvb, e uma lista gigantesca de bugfixes e novidades diversas (dica: separe algumas horas do seu dia para ler tudo).

O VLC 2.0 no momento está na fase Release Candidate e tanto o código-fonte para compilação quanto versões já compiladas para OSX e Windows podem ser baixadas aqui. Como é uma versão ainda com bugs, só faça o download se quiser sofrer um pouco.

Com Informações: H Online