Acompanhando o roteiro rápido de desenvolvimento, a Mozilla liberou na web hoje o Firefox 10.0. Na sua décima versão o navegador da Mozilla chega com poucas mudanças estéticas mas várias novidades embaixo do capô. Dentre elas estão a compatibilidade de extensões, uma nova API para aplicativos web em tela cheia, um novo inspetor de elementos e suporte às características de 3D do CSS3 e do elemento <bdi> do HTML5.

A compatibilidade de extensões garante que a grande maioria delas vai funcionar no novo Firefox, desde que elas estejam listadas no diretório da Mozilla e tenham implementado o devido suporte, que começou no Firefox 4. Isso nem sempre é o caso de extensões de bancos ou sites seguros – eu mesmo já vi que o Guardião 30 Horas (Itaú) e o Módulo de Proteção (Banco do Brasil) pararam de funcionar assim que atualizei o navegador. Fuén.

A única mudança estética está no botão avançar, que é ocultado durante a navegação – ele só aparece quando você volta uma página. Já os desenvolvedores web vão curtir o redesenhado inspetor de elementos de páginas, que é acessado pelo atalho CTRL+SHIFT+I no Windows.

Esse também é o primeiro Firefox a oferecer o suporte estendido para empresas com a versão ERS. Com elas, empresas terão pelo menos 1 ano de suporte garantido da Mozilla (ou seja, ele receberá ao menos as atualizações de segurança) antes que essa versão deixe de ser suportada. A próxima versão ERS será o Firefox 17, se o ciclo de desenvolvimento não for quebrado.

Download | Firefox 10 para Windows, Linux e Mac OS.

Na lista de expectativas para as futuras versões estão uma aquela nova página para as abas (que imita o Chrome em alguns aspectos) que deve chegar daqui a duas versões – ou 12 semanas e o suporte a processadores de 64 bits, que foi deixado de fora dessa versão também. Para quem busca essa última funcionalidade, o Waterfox pode ser a resposta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Genilson Oliveira
Olá pessoal! Sem entrar em discussões, venho para ajudar! Para quem está querendo a atualização do Waterfox aí está: http://www.mediafire.com/?7dibhsgikgu3qtq Trata-se da Versão 10 do Waterfox. Se quiserem confirmar: http://waterfoxproject.org/news/31/15/Waterfox-Re-Available.html A interface dele ainda está oficialmente apenas em Inglês (en-US). Mas nada impede que façamos a tradução para o Português (pt-BR). Abaixa está o link para tradução da Versão 10: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/firefox-br/ Para alternar entre os idiomas instalados use a extensão Locale Switcher: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/locale-switcher/ Se não souberem como se faz, o procedimento é mostrado na página abaixo: http://br.mozdev.org/firefox/idiomas Como complemento a tradução, podemos usar o Dicionário para Ortografia [pt-BR]: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/ortografia-br/ Para quem está tendo problemas com o Itaú Bankline, aí vai: [Funciona também no Waterfox [64 bits], apesar de ter sido criado para o Firefox [32 bits] https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/home-banking-br/ Lembrando ou avisando para quem ainda não sabe: Desfrutem do Waterfox com cuidado! Ele usa o mesmo perfil (profile) que o Firefox usa. Se for desinstalá-lo não remova as configurações pessoais! Se fizer isso vai ser um desastre! Façam sempre um backup de seus favoritos! Eu mesmo passei meses salvando links imperdíveis! Eu já adotei o Waterfox como meu navegador padrão! Para mim é o melhor navegador da atualidade, mesmo ainda tendo muitos complementos do Firefox incompatíveis com ele (dos que uso, pouquíssimos não são compatíveis como o Waterfox). Também gostei muito do nome: o fogo (fire) a gente até apaga com a água; agora vai "apagar" a água (water) com fogo, vai! Brincadeiras à parte, realmente o Waterfox é um ótimo navegador! Tomara que a Mozilla cuide bem dele, já que ele foi incorporado à Mozilla apenas a partir da versão 9.0.1 (http://waterfoxproject.org/news/26/15/Powered-by-Mozilla-and-Waterfox-9-0-1.html)! Façam bom proveito!
alberto
É que o "Guardião" é só pro IE e Firefox. Outros browsers estão livres dessa nojeira (por enquanto).
João
Nunca tive problemas com o Itaú no Chrome. E no FF não é de agora, sempre que atualizo o Guardião 30 Horas para de funcionar. Mas nunca, jamais, usei o IE para acessar bancos. Não sou doido...
Forbidden_404
Não tô falando que compraram... http://waterfoxproject.org/news/26/15/Powered-by-Mozilla-and-Waterfox-9-0-1.html
Carlos Feitoza Filho (@feitozacarlos)
O site do Itaú não entra mais no Firefox 10. Aparentemente os programadores do site do Itaú não acreditaram que o FF chegaria a versão 10 e agora, quando tento usar o Internet Banking o site diz que meu navegador está desatualizado!! Veja bem, não é incompatibilidade de complemento do Guardião 30 Horas, pois isso eu já esperava. O que acontece é que ele nem mesmo deixa entrar no Internet Banking. Festa para os hackers agora, pois um monte de gente, como eu, vou ter de usar temporariamente o IE pra acessar o banco. Nota zero pros programadores do site do Itaú.
@GabrielAquinoCS
Waterfox show de bola depois do chrome um dos melhores navegadores...
@felipeautran
Amigo, entenda. A Mozilla não incorporou eles. Tá falando como se a Mozilla tivesse comprado o Waterfox e acabado com versão pra 64-bits. O Waterfox tá lá, ele não é propriedade da Mozilla, nem foi incorporado pela Mozilla ou coisa do tipo.
Rafael Moni
lindo, lindo, lindo! agora sim um inspecionador de elementos nativo e fantastico! mas assim como no chrome, nao abandono o Firebug, por questão de velocidade! hahaha Espero que agora o FF pare de dar os constantes crashes que vem tendo ultimamente!
João Vitor Mateus
Firefox já é um ótimo navegador, se colocarem o Firebug e Flash integrado vai ficar perfeito.
Rodrigo Cardoso
Hmmm, então quer dizer q a Mozilla nao lançou oficialmente firefoxes x64 pro windows? Não sabia... No mac ja to usando faz um tempo em x64, melhora um bocado.
Forbidden_404
Vou responder por aqui pq n posso responder diretamente a você, acho que essa é uma discussão construtiva então... O waterfox já existe a um certo tempo, se foi somente copiar o projeto da mozilla 64-bit, por que a mozilla incorporou eles?
7megas
Se não existisse o Firebug não sei o que seria da minha vida nem o firebug do chrome substitui o do firefox... Até agora, nada substitui.
jrk
O Firebug pro Firefox 12 (1.10 alpha) está bem legal,instala/ativa sem precisar reiniciar o browser.
Scott
Eu não deveria continuar essa discussão porque ela não vai levar à nada... mas não é só questão de rodar ou não. A versão 64-bit provavelmente não passava em todos os testes de qualidade da Mozilla. Além disso, não fazia muito sentido lançar essa versão porque não existiam plugins compatíveis. Agora já tem o Flash, Silverlight...
Forbidden_404
Se a Mozilla não quis lançar o 64-bit por não achar que não estava pronto para ser, por que o Waterfox pegou e lançou e funciona até melhor no meu pc?
Exibir mais comentários