Para evitar um potencial Vista, a Microsoft está mudando bastante do Windows baseado no feedback dos seus usuários. O sucessor do Windows 7 ganhou até um blog em que a equipe de desenvolvimento do sistema tem explicado nos últimos meses algumas mudanças e melhorias implementadas. Uma delas, detalhada em um post ontem, mostra algumas novidades em relação à transferência de arquivos e o Windows Explorer.

Transferir arquivos por WiFi é algo que pode ser extremamente lento, por causa de um número enorme de fatores. Em computadores com Windows 8 haverá uma vantagem: se você iniciar uma transferência de arquivos via WiFi e depois conectar os dois computadores por um cabo de rede no mesmo roteador, eles automaticamente vão passar a usar essa interface. Assim, a velocidade de transferência de bits deve aumentar e sem a necessidade de copiar de novo os arquivos. Além disso, a resolução de conflitos para cópia de arquivos do mesmo nome ganhou opções avançadas: será possível esconder arquivos com mesma data de alteração e tamanho.

No Windows 8 também será possível marcar programas ou pastas como favoritos (imagem ao lado) e deixá-los na tela de início, como itens na interface metro.

Outra melhoria no Windows Explorer da próxima iteração do sistema da Microsoft diz respeito ao ribbon, ou “Faixa de Opções” que é sua versão em portuguêsele deve ficar minimizado por padrão. Ou seja, mesmo que ele seja uma funcionalidade obrigatória, os usuários do Windows 8 não precisarão encará-la se não quiserem.

Além disso o Skydrive terá suporte para backup de configurações tanto do Explorer quanto as personalizações do mouse e as imagens no formato JPEG que tiverem embutidas no seu EXIF alguma orientação de rotação vão finalmente ser exibidas corretamente sem a necessidade de você girá-las manualmente, como mostrada abaixo.

Imagens com informação de rotação no Windows 7 Explorer…
… e as mesmas imagens no Windows 8 Explorer.

Ainda não há uma data certa para a liberação do primeiro beta do Windows 8, mas já existe um preview para desenvolvedores há algum tempo e antes disso algumas compilações do sistema já vazaram em sites de torrent. Então é bem possível que uma versão oficial esteja próxima do lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados