Início » Arquivos » Curiosidades » Android e iPhone disputam preferência dos leitores do Tecnoblog

Android e iPhone disputam preferência dos leitores do Tecnoblog

Tecnoblog em números revela estatísticas de acesso para 4º trimestre de 2011.

Avatar Por

Nunca antes na história desse site tivemos tantos leitores vindo do Android, o sistema operacional do Google. É o que revela mais uma edição do Tecnoblog em números, artigo com dados e estatísticas de acesso ao site no trimestre. Os números mais recentes que nós temos dizem respeito ao quarto trimestre de 2011 e têm o Google Analytics como fonte.

Navegador mais usado: Chrome

Seguindo tendência mundial, o Chrome do Google permanece como navegador mais utilizado pelos leitores. Ele vem seguido do Firefox, o que também não é nenhuma surpresa. Sendo um site lido por entusiastas da tecnologia, está bem no perfil de quem acessa o Tecnoblog procurar por navegadores mais completos — o que definitivamente não inclui o Internet Explorer, se depender das estatísticas de acesso.

Abaixo você vai ver que a nossa base de acessos é muito forte entre quem usa Windows. Portanto, também não é com surpresa com Safari, geralmente associado aos computadores Mac, apareça na quarta posição.

Curiosamente, a listagem dos navegadores mais usados apresenta alguns softwares feitos para dispositivos móveis. Não me pergunte por que o Analytics os considera na conta — eu não sei.

Sistema operacional mais usado: Windows

Os dados do Google Analytics para sistemas operacionais também mostra SO para dispositivos móveis. De qualquer forma, nosso foco é nos sistemas para desktops e notebooks. O Windows sai na frente com quase 76% dos acessos no quarto trimestre. Nada mal, mas temos de observar que, trimestre após trimestre, o Windows vem perdendo força.

Na base de acessos o Mac aparece na segunda e distante posição, seguido do Linux.

Dispositivo móvel mais usado: Android

Aqui aparece a surpresa da vez. Em edições anteriores do Tecnoblog em números sempre mostrávamos que o iPhone aparecia na frente. Dessa vez o Android figura em primeiro lugar, com vantagem inferior a um ponto percentual sobre o smartphone da Apple.

Infelizmente o Analytics agrupa todos os dispositivos Android sob o mesmo guarda-chuva nesse gráfico. Em outro, porém, nós descobrimos que o dispositivo mais usado para ler o Tecnoblog continua sendo o iPhone, seguido de perto pelo iPad e iPod Touch. Entre os dispositivos Android temos o Galaxy S II (3,71% dos acessos), Motorola Defy (2,39%), Galaxy S (2,12%) e Motorola Atrix (1,30%).

Caso o Analytics contabilizasse iPhone, iPad e iPod como uma coisa só veríamos que o iOS continua como líder em acessos no site.

Eu sei que esse artigo fala sobre os números do 4º trimestre de 2011. Já que o ano fechou, sinto-me na obrigação de trazer uma boa notícia: o Tecnoblog registrou 14 milhões de páginas vistas e 8 milhões de visitas no ano passado. Foram 4,6 milhões de visitantes únicos no período. Um número que nós comemoramos aqui na redação — crescimento de cerca de 30% nas páginas vistas frente a 2010.

Obrigado pela sua audiência! E até o próximo Tecnoblog em números.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matt
Falta pouco pro iPhone alcançar o primeiro lugar, se a Apple tivesse um preço mais acessível seus produtos estariam em primero luga em tudo.
Raph4
No universo dos leitores de um blog de tecnologia? Continua mais do que risível, patético.
Rafael
A língua portuguesa também né amigue
Leandro
Mais uma vez ressalto, é sua visão. Ou seja, a afirmação "O USUÁRIO tem uma experiência de uso melhor" deveria ser "a experiência de uso PRA MIM é melhor no iOS". PRA MIM o Android te dá uma experiência muito melhor, te dá mais opções pra adaptar o sistema ao usuário e não o contrário, como acontece no iOS. No meu caso, que tenho um SII, o sistema roda de forma fluída, sem engasgos, mas sei que em aparelho menos robustos isso de fato ocorre. Quanto ao teclado, EU acho o Swype do Android a melhor coisa que já inventaram. Etão no fim, vemos que suas necessidades não as mesmas que as minhas e no final, nenhum é melhor que o outro.
Kantaro
\o/
Kantaro
Ou então acha que Windows é melhor que Linux por questão de gosto. Não esqueça que cada um tem o seu direito de escolha. ;)
@zoysilva
Ainda bem que o IE esta ficando pra traz
Turdin
Hipocrisia define né? Pessoal gosta de cuspir no prato que come ( e come todo dia nele )
@malabisabe
http://static.minilua.com/wp-content/uploads/2011/12/01_thumb_135793.jpg
William Kennedy
/\ Esse cara. Não seja esse cara.
Rafael Marcon
Eu uso windows em casa e no trabalho. Em casa, que o pc é mais fraquinho, o firefox se sai muito melhor. Já na máquina do serviço o chrome é que se sobressai.
Marcos
Sinceramente, outro navegador que não seja o Safari...eca...
Daniel Dias
O windows e MAC são da mesma época, já comparou o windows com o MAC? pois é, é incomparável, mesmo assim o windows é mais usado, por que? MARKETING! Se você olhar na história vai perceber que a Apple inventou os PCs, estava desenvolvendo seus ótimos computadores, e a Bill Gates fez um contrato com a IBM para competir com ela, vendo que não tinha a menor chance, se juntou a Apple, roubou seu trabalho, e lançou o Windows pré instalado em computadores chineses. Quando isso aconteceu surgiu um mercado para PCs, que eram fabricados e precisavam de um SO, como a Apple desenvolvia seu próprio hardware de alta qualidade e extremamente compatível com seus SOs, ele colocaram o windows, que foi virando tradição para PCs de fábrica, nesta época o linux não existia, e quando surgiu não podia ser usado por pessos leigas(ou era mt difícil), só era usado por desenvolvedores, cientistas da computação e nerds(hackers). A Microsoft só teve sucesso pq os PCs da Apple eram mt caros. Depois que a MERDA tava feita não tinha mais volta, e é assim até hoje, as pessoas ou pagam um MAC, ou descobrem o mundo do software livre sozinhas, porém existem projetos (como o Ubuntu) que tentam tornar isso mais fácil para todos. P.S.: Nem foi o Bill quem escreveu o DOS. Ele é um ótimo empresário, por isso tem sua enorme fatia do mercado e sua enorme quantidade de dinheiro, Se você acha mesmo que o windows é melhor que o linux é pq nunca testou, ou testou só que é tão lesado que não conseguiu se adaptar.
@yagogabriell
Aqui em casa eu tenho móveis.. ~lebrinks
Welty
Eu discordo, uso o Firefox tranquilamente no meu Windows 7 e não sinto ele pesado em momento algum. Já no Linux, realmente a Mozilla anda dando mancadas, porque trava com frequencia. O Chrome é um bom navegador, mas não consigo me acostumar com ele, logo, não largo do Firefox. Pra postar aqui no Tecnoblog uso mais o Milestone 2 e agora o Xoom 2 ME, o meu mais novo "brinquedo".
Exibir mais comentários