Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Nova página inicial do Firefox está ficando muito bonita

Esboços revelam trabalho da Mozilla para deixar a tela com mais informações úteis.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Sabe a página inicial configurada por padrão no Firefox? Pode desfruta-la enquanto é tempo, pois em breve ela será substituída por outra mais completa e com muito mais opções. Depois de anos com uma página inicial bastante simples, a Mozilla decidiu mudar tudo — em duas etapas, para não confundir os usuários de maneira desnecessária. Além da aba de página inicial, a empresa planeja lançar nova aba de… nova aba mesmo.

Na primeira etapa da nova aba de página inicial a Mozilla vai adicionar uma série de recursos no pé da página. Acesso a plugins, extensões e ao histórico de uso. A busca do Google permanece lá porque a Mozilla não é louca de abrir mão de um acordo tão lucrativo com a gigante da web.

Vai se parecer mais ou menos com isso aqui:

Nova página inicial - 1ª fase

Na segunda fase de implementação da nova página inicial padrão a Mozilla pretende informar quais são os sites mais acessados pelo usuário e também os aplicativos topo de linha. Ainda dá para ver nos esboços apresentados um bate-papo. Resta saber qual empresa vai fornecer a tecnologia para o chat. Eu diria que o Google Talk seria o mais apropriado, dado o bom relacionamento entre Mozilla e Google, mas vai saber.

Nova página inicial - 1ª fase

A aba de nova aba (!) oferece alguns atalhos rápidos para páginas que o usuário definir. Como ocorre hoje em dia com as versões de Chrome e de Opera. No Internet Explorer o usuário tem à disposição os sites mais populares, gerados pelo navegador.

Existe a crença de que as novidades no visual da página inicial do Firefox apareçam com a versão 12 do software. O Firefox 12 deve chegar ao canal “Aurora” (aquele que vem antes do beta) muito em breve. Por enquanto lá está o Firefox 11 e a versão estável mais recente do FF é a de número 9.

Com informações: Extreme Tech