Nova página inicial do Firefox está ficando muito bonita

Esboços revelam trabalho da Mozilla para deixar a tela com mais informações úteis.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Nova página inicial - 1ª fase

Sabe a página inicial configurada por padrão no Firefox? Pode desfruta-la enquanto é tempo, pois em breve ela será substituída por outra mais completa e com muito mais opções. Depois de anos com uma página inicial bastante simples, a Mozilla decidiu mudar tudo — em duas etapas, para não confundir os usuários de maneira desnecessária. Além da aba de página inicial, a empresa planeja lançar nova aba de… nova aba mesmo.

Na primeira etapa da nova aba de página inicial a Mozilla vai adicionar uma série de recursos no pé da página. Acesso a plugins, extensões e ao histórico de uso. A busca do Google permanece lá porque a Mozilla não é louca de abrir mão de um acordo tão lucrativo com a gigante da web.

Vai se parecer mais ou menos com isso aqui:

Na segunda fase de implementação da nova página inicial padrão a Mozilla pretende informar quais são os sites mais acessados pelo usuário e também os aplicativos topo de linha. Ainda dá para ver nos esboços apresentados um bate-papo. Resta saber qual empresa vai fornecer a tecnologia para o chat. Eu diria que o Google Talk seria o mais apropriado, dado o bom relacionamento entre Mozilla e Google, mas vai saber.

Nova página inicial – 1ª fase

A aba de nova aba (!) oferece alguns atalhos rápidos para páginas que o usuário definir. Como ocorre hoje em dia com as versões de Chrome e de Opera. No Internet Explorer o usuário tem à disposição os sites mais populares, gerados pelo navegador.

Existe a crença de que as novidades no visual da página inicial do Firefox apareçam com a versão 12 do software. O Firefox 12 deve chegar ao canal “Aurora” (aquele que vem antes do beta) muito em breve. Por enquanto lá está o Firefox 11 e a versão estável mais recente do FF é a de número 9.

Com informações: Extreme Tech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados