Dados de 50 milhões de usuários do Megaupload poderão ser apagados nessa semana

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Com o fechamento do Megaupload e o indiciamento de 7 dos seus responsáveis por crimes variando entre pirataria e lavagem de dinheiro, muitos dos seus usuários mais pessimistas devem ter pensado “já era, meus dados lá foram para o espaço e não há a menor chance de eu consegui-los de volta”. Já os usuários otimistas, que ainda tinham alguma esperança de reavê-los, não vão gostar de saber que os dados nos servidores do Megaupload podem começar a ser deletados já nessa quinta-feira.

Segundo uma carta enviada pelos promotores do governo americano, que está processando o fundador do site Kin Dotcom e outras seis pessoas, um mandado de busca foi executado nos servidores das empresas de hospedagem Cogent e a Carpathia, que foram contratados pelo Megaupload, e com isso alguns dados foram copiados para servir como prova no processo. Mas o mandado agora já expirou e por isso as empresas responsáveis por eles estão livres para excluir todas as informações armazenadas por lá a partir do dia 2 de fevereiro.

O advogado do Megaupload, Ira Rothken, disse que vai tentar impedir que isso aconteça. Ele diz, no entanto, que não há como pagar as empresas de hospedagem por causa do congelamento das contas e bens do Megaupload, então parece que Rothken vai tentar chegar a um acordo na base da conversa mesmo.

Ainda segundo o advogado, dados de 50 milhões dos usuários do Megaupload estão armazenados nesses servidores e ele quer chegar a um acordo para, além de proteger esses dados, usá-los na defesa do processo. Como os dados nos servidores podem ser usado para a defesa, não faço a menor ideia, mas foi o que o advogado disse.

Imagino que nenhuma das duas empresas de hospedagem vai ganhar muita publicidade positiva se decidirem apagar o conteúdo dos servidores, então arrisco chutar que elas devem mantar os dados a salvo por um tempo. Mas saberemos se isso aconteceu de fato apenas na quinta-feira.

Com informações: Slashgear.

Receba mais sobre Megaupload na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados