Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Symantec informa que código-fonte de antimalware foi roubado pelo Anonymous

Symantec informa que código-fonte de antimalware foi roubado pelo Anonymous

Avatar Por

Quais são os riscos que os consumidores correm quando um hacker ameaça liberar o código-fonte de um antivírus na rede, para quem quiser ver? Chegou o momento de pensar nisso porque a Symantec informa que o coletivo de hackers Anonymous obteve trechos de código-fonte de produtos de segurança da companhia em 2006. A história parece ser antiga, mas só agora o grupo resolveu que vai liberar as informações na rede.

“Diversos” aplicativos de segurança e o Symantec pcAnywhere, para acesso remoto do computador, tiveram código “roubado” faz cinco anos. De acordo com o site de notícias Tom’s Guide o Norton Utilities, software para limpeza dos registros do Windows e outras tarefas relacionadas à manutenção do computador, também foi comprometido pelos hackers.

A fabricante afirma que os clientes que utilizam ferramentas de segurança da Symantec não têm com o que se preocupar porque o possível vazamento diz respeito a produtos bem antigos. Por isso os riscos de quem usa esses produtos não deve aumentar — assim todos esperamos.

Para quem usa os produtos da linha Norton não há perigo porque todas as possíveis vulnerabilidades estão corrigidas. Nessa semana alguns patches foram lançados justamente para evitar que o pior aconteça. E dada a popularidade do Norton é bom mesmo que a empresa esteja certa ao prever que nada vai acontecer aos clientes. Diz a Symantec: atualizem os softwares.

De qualquer forma, a recomendação da Symantec parece meio sombria. A fabricante pede que os usuários desabilitem o pcAnywhere a menos que seja um software crítico para negócios. Fora isso, pode ser que no futuro, com o código-fonte na rede, hackers identifiquem vulnerabilidades e passem a explorá-la para atacar máquinas. E isso porque a mesma Symantec disse que os riscos não aumentam, veja só.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Carla
Será que é para compensar o mico do Facebook? rs
Tiago C. Araújo
Uso Norton desde 2000 e nunca troquei por nenhum outro... acho que é o melhor sistema de segurança e não estou nem um pouco preocupado com a informação :D.
Victor
Ou se quiser ganhar mais desempenho, estiver desenvolvendo um driver, querer otimizar alguma coisa(como o sistema de arquivos), etc.
Pedro Henrique
Uso o avira msm '-'
Victor
Você só recompila o kernel, se quiser usar um kernel mais atual que o da sua distro ou ganhar mais performance. Eu lembro que rodava um emulador de PS2 com 80% de CPU, após recompilar o kernel e retirar algumas coisas, eu rodo com 20%. Tenho um quad core de 2.6 GHz, se eu fosse comprar mais hardware, para ganhar o mesmo desempenho, precisaria de um processador tão rápido que nem existe(quad core de 10.4 GHz).
Victor
Mas comparar um Linux, MAC, BSD, etc; com um windows........ Mesmo eu que não gosto muito de vários produtos da Apple, tenho de admitir que o MAC OSX e o IOS são bons sistemas. Negar isto seria como dizer que 2+2 é 5. Eu só prefiro o Linux, pois ele me proporciona mais "controle" sobre minha máquina.
Frank Souza
hahahaha, realmente, que dó, coitadinhos dos usuários windows!
@falcade
Obrigado Deus, Steve Jobs e meu suado dinheirinho pelo MacOSX!!!! rsrsrsr
Lucas Meneses
porém, é pesado pra caramba, o eset smart security é bom e leve.
Lucas Meneses
tá falando do kaspersky? Esse é bom....
Lucas Meneses
As vezes eu também sinto isso... mas também passa...
Lucas Meneses
kkkk já levei susto daquela mulher quando fui na casa do meu primo. Pessoalmente nunca gostei do avast, sempre achei ele fraquinho. Quanto a compilar kernel, eu uso arch linux e nunca compilei kernel, o pacman atualiza o kernel, basta um "pacman -Syu" para ter tudo atualizado. Nem no tempo de slacker eu compilava, usava o que estava e pronto. Só fui compilar kernel mesmo, quando fui instalar o gentoo, e nem foi essa dificuldade toda, bastou alguns comandos e pronto! Ah esses fanboys...
Arthur Novello
Depois pergutam porque eu prefiro o antivirus russo!
Bruno Cabral
No MacOS, vc ainda pode adotar uma política anti-infecção. Já no Windows, nem Anti-vírus salva.
Bruno Cabral
Pra que um usuário de Smartphone ou Tablet precisa compilar kernel?
Exibir mais comentários