Início » Arquivos » Internet » Google Maps exibe alertas de emergência

Google Maps exibe alertas de emergência

Avatar Por

Foi anunciada nessa semana uma iniciativa do Google para trazer mais informações sobre situações emergenciais. Por meio do Google Maps (ou Google Mapas, para quem preferir) a empresa vai informar sobre alertas de emergência e segurança em áreas apresentadas no Maps. Em especial condições climáticas que mereçam a atenção do internauta.

De acordo com o Google, instituições reconhecidas para alertas de terremotos, segurança pública e condições climáticas relevantes fornecem os dados para o Google Maps. Entre essas instituições figuram o Centro Nacional Climático dos Estados Unidos e o USGS, centro nacional de pesquisas geológicas também dos EUA.

Alerta fornecido pelo Google Maps

Quando o usuário buscar por determinado assunto no Maps (por exemplo, a enchente em Indiana) vai dar de cara com um alerta na barra lateral. Ao clicar nela o usuário encontra uma mensagem explicitando o que ocorreu ou tem projeção de ocorrer num futuro breve. O Google ainda informa, por meio de barrinha no melhor estilo “barra de progresso”, o quão severos podem ser os estragos conferidos pelo evento emergencial.

O Google oferece a página Public Alerts, com tecnologia do Google Maps, para centralizar todos os alertas ativos no momento. Ainda tem muita coisa relacionada a Estados Unidos, mas aos poucos a tendência é de que mais instituições de pesquisa e entidades governamentais como o Centro de Operações do Rio fechem parceria com o Google para levar essas informações de utilidade pública para os usuários de internet.

“Nós queremos tornar o acesso de pessoas a informações emergenciais críticas durante uma crise mais fácil por meio de ferramentas online que elas usam todos os dias. Ao incorporar dados de alerta públicos provenientes de fontes de autoridade ao Google Maps nós almejamos simplificar o processo de busca por informações de emergência.”

A propósito, não há nenhum alerta para o Brasil no momento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

EDI LOPES
sei nao mas se o mapa mostrar pontos de emergia no RJ, nao va da pra ver nada no mapa alem dos pontos LARANJAS srsrsrsr
Rayzer'
Oooo, isso vai ser muito útil no caso de um apocalipse zumbi!
Wosth
Acho bem interessante, mas deve demorar um pouco para fecharem parceria com o Centro de Operações do Rio - Brasil né.