O Google publicou um artigo no blog que mantém voltado para webmasters aconselhando a adoção de um novo parâmetro em formulários desses que encontramos a todo momento na internet. A proposta do gigante da web é muito simples: que no código-fonte do formulário apareçam atributos de HTML específicos para que o navegador complete automaticamente a informação que o usuário precisaria adicionar manualmente ali.

De acordo com a empresa, o Chrome e outros browsers já oferecem o auto-completar com alguma taxa de acerto. Entretanto, a situação ficaria ainda melhor se o navegador não precisasse adivinhar se o campo pede o nome ou o endereço de email, por exemplo.

Se depender do Google, a seguinte estrutura será adotada nos formulários:

<input type=”text” name=”field1” x-autocompletetype=”email” />

Repare na presença do atributo “x-autocompletetype”. Por meio dele o desenvolvedor especifica qual é a informação que o campo apresentado e, assim que lê isso, o navegador pode adicionar a informação automaticamente. Para tanto, como você já deve saber, o auto-completar tem que estar ativo no browser. Além disso, o usuário precisa ter preenchido a informação antes pelo menos uma vez para que fique salva.

Até agora só o Google se comprometeu com o atributo e disse que ele está instalado no Chrome. Outras empresas que oferecem o auto-completar devem implementa-lo, mas o Google não disse quais são essas companhias. Ainda é importante observar que o atributo foi lançado em caráter experimental e não passou por endosso do W3C, o consórcio que regula os padrões para a web. Pode ser que venham a adota-lo no futuro, pode ser que não.

Cá no Tecnoblog o Google Chrome é o navegador mais utilizado. E como temos muitos leitores que trabalham com web, não custa nada dar o recado: o atributo está aí para quem quiser implementar.

Aqui tem o texto completo relatando a proposta de atributo.

Atualizado às 19h20.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados