A Wikimedia Foundation – organização não-governamental que administra a Wikipedia – e a empresa de telefonia Orange anunciaram na terça-feira um acordo que irá permitir que os clientes da operadora na África e Oriente Médio possam navegar pelas páginas da enciclopédia online isentos de taxas de tráfego de dados.

“A Wikipedia é um serviço importante, um bem público, e por isso queremos que as pessoas possam acessá-las de graça, independente do aparelho que estejam usando”, afirmou Sue Gardner, diretora-executiva da entidade em um comunicado oficial. “A parceria com a Orange vai permitir que milhões possam ter acesso à Wikipedia pela primeira vez”, continuou a executiva, que lembra que o acordo faz parte do plano da Fundação de fazer com que sua enciclopédia chegue ao maior número possível de pessoas através de dispositivos móveis.

Para ter acesso ao benefício será necessário usar um chip GSM da operadora em qualquer aparelho que seja equipado com um browser e acessar o serviço a partir do navegador ou widget. A navegação será gratuita enquanto o usuário estiver nas páginas do serviço.

Segundo a operadora, a novidade entrará no ar “durante todo o ano de 2012”, e estará disponível nos 20 países em que ela está presente na região. O acordo da Wikipedia com a operadora não é exclusivo e poderá ser expandido para “outras partes do mundo” no futuro.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo
racismo ?
CrashMaster779
Olá, você apoia os Anonimos? (Anonymous) Acha que o que fazemos é certo? Em grande massa e volume estamos chamando amigos para nos apoiar seja no twitter ou em pequeno sites que fazem grandes diferenças estamos vendo você, nos lemos você, se você baixa ou compartilha arquivos então você é um anonimo... se odeia injustiça e ipunidade então você é um anonimo, então para vencer essa "Guerra" cibertica que o Tio San chama então divulgue-nos junte-se a nós, sim, a liberdade de expressão, diga não a pirataria de mentes! Operação Março Negro ativada! ahhh sim esse IP que seu site salvou é falso... apoie esse site por hora! http://stopsopaepipaworld.blogspot.com/ nós escolhemos você! escolha outros! pegue nossa banner!
Lucas Herrera
Eu imaginei isso até, só postei mesmo porque ficou estranha aquela frase.
João Brunelli Moreno
Lucas, Eles não revelaram as datas exatas que a isenção entrará no ar ou a duração do benefício. Caso contrário essas informações estariam no post.
Lucas Herrera
"a novidade entrará no ar “durante todo o ano de 2012?" Só ficaram duas perguntas? - Esse durante todo o ano é necessariamente quando? - Depois que acabar o ano o serviço vai parar?