A Wikimedia Foundation – organização não-governamental que administra a Wikipedia – e a empresa de telefonia Orange anunciaram na terça-feira um acordo que irá permitir que os clientes da operadora na África e Oriente Médio possam navegar pelas páginas da enciclopédia online isentos de taxas de tráfego de dados.

“A Wikipedia é um serviço importante, um bem público, e por isso queremos que as pessoas possam acessá-las de graça, independente do aparelho que estejam usando”, afirmou Sue Gardner, diretora-executiva da entidade em um comunicado oficial. “A parceria com a Orange vai permitir que milhões possam ter acesso à Wikipedia pela primeira vez”, continuou a executiva, que lembra que o acordo faz parte do plano da Fundação de fazer com que sua enciclopédia chegue ao maior número possível de pessoas através de dispositivos móveis.

Para ter acesso ao benefício será necessário usar um chip GSM da operadora em qualquer aparelho que seja equipado com um browser e acessar o serviço a partir do navegador ou widget. A navegação será gratuita enquanto o usuário estiver nas páginas do serviço.

Segundo a operadora, a novidade entrará no ar “durante todo o ano de 2012”, e estará disponível nos 20 países em que ela está presente na região. O acordo da Wikipedia com a operadora não é exclusivo e poderá ser expandido para “outras partes do mundo” no futuro.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados