Enquanto o feroz departamento jurídico da Apple trava duras batalhas contra qualquer empresa que supostamente utilize suas “propriedades intelectuais” em tablets ou smartphones, o poderoso governo chinês — olha só — está preparando seu próprio clone do iPad.

iPad "vermelho"

A informação é do Wall Street Journal, que reporta sobre anúncio feito por um jornal local (e estatal) e o Ministério da Indústria e Tecnologia. Até o momento existem poucas informações a respeito do modelo, mas as imagens mostram que ele seria visualmente idêntico a seu concorrente da maçã, não fosse pela tampa traseira escarlate.

As coincidências (ou seriam “inspirações”?) continuam debaixo do capô, onde o tablet conta com os serviços de um misterioso processador chamado A9 — enquanto o iPad 2 utiliza o conhecido chip A5.

Batizado por algo que pode ser traduzido como Pad Vermelho, seu nome faz referência ao “Livro Vermelho”, publicação editada em 1964 com pensamentos do líder comunista Mao Tsé Tung, e que até hoje faz vezes de cartilha ideológica do comando chinês.

Desta maneira, o aparelho conta com uma versão do Android “especialmente desenvolvida para exibir conteúdo aprovado pelo governo comunista da China”. Ou seja, nada de acesso ao Twitter, YouTube ou Wikipedia.

Aos interessados, o preço estimado para o tablet é o equivalente a salgados R$ 2.800, mas você provavelmente não poderá comprá-lo mesmo que quisesse muito: de acordo com o WSJ, o tablet desapareceu do site do Diário do Povo na semana passada sem maiores explicações.

Será que os advogados da Apple são bons assim?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emerson Almeida
E você acha que vive sob a mão invisível daquele capitalismo bonito da Guerra Fria. Utopia pra você é pouco...
Cristiano
As pessoas falam muito que esse ou aquele aparelho desta ou daquela fabricante copiam o design do iPad, mas me dicam como seria o design de uma aparelho que por designação se chama tablete? Esférico? Estrela de David?. E por falar nisso eu tenho uma denúncia para fazer a apple, a fabrica que fez a minha mesa da cozinha copiou o design do iPad, ela é retangular com cantos arredondados.
Victor
O capitalismo gerar desigualdade, a igualdade sim é um mal, para que eu vou me matar de estudar, trabalhar, etc; e ter o mesmo futuro de um cara que sempre faz o mínimo de esforço?? Se eu for presidente de uma fábrica, para que vou tentar fazer um produto melhor que o do "concorrente", se não vou ganhar nada?? E os países que proporcionaram mais liberdade econômica são os que mais se desenvolveram. Quando a Alemanha se separou em ocidental e oriental(na construção do muro de Berlin), a parte "comunista" foi a que mais se atrasou, a Coreia, se dividiu em Coreia do norte e do sul. Preciso dizer que a parte que deu mais liberdade social e econômica a seu povo, foi a que mais se desenvolveu e a parte que restringiu completamente as liberdades civis e econômicas, foi a que enfrentou vários problemas de fome, miséria, etc?? A história provou : Muita liberdade civil e social = melhor qualidade de vida. Pouca liberdade civil e social = pobreza, corrupção, miséria, etc. Quanto a o que gerou nossa miséria não se o comunismo, eu concordo. É a falta de liberdade civil e econômica, enquanto em países mais liberais, é fácil abrir uma empresa, não há impostos abusivos, etc; no Brasil, é praticamente impossível abrir uma empresa, leis que prejudicam a livre concorrência, leis que prejudicam o aumento da produtividade, burocracia, impostos abusivos, etc; sem contar que a própria constituição quer dar o "monopólio" de algumas coisas como a exploração de petróleo ao governo.
Yangm
Por isso eu disse 100% preto (trabalhar demais no PS dá nisso).
Gabriel
Embora não se possa chamar exatamente Cuba de comunista, a educação deles é infinitamente superior a nossa, além de não existir pobreza no país. Quanto ao capitalismo, está presente em quase todo o mundo, e poucos são os países desenvolvidos... Será que só o comunismo é o que fracassa? O que tem gerado tanta miséria no continente africano com certeza não é e nunca foi o comunismo. O que gerou a nossa própria miséria também não foi o comunismo. Sem querer defender bandeiras, mas é importante parar e pensar para não dizer asneiras.
Rafael Marcon
Se for uma mesa preta com um vidro em cima, reflete http://www.flickr.com/photos/billyandika/5201562946/ Mas claro que podia ter um acabamento melhor e etc
Yangm
Os problemas do dock são: 1- reflexo mal feito (isso sem falar na absurda ideia de ter reflexo em algo 100% preto) 2- a posição dos ícones.
Diones Reis
Este tablet não vai ser usado para o mercado local. Até o primeiro momento, este tablet vai ser voltado apenas para o alto escalão do PC chinês. Depois para os demais membros. E vai ter também o famoso "Livro Vermelho" do Mao Tse Tung em formato di gital. Ou seja, a Apple pode ficar sossegada que ainda vai vender muito iPad por lá.
Rafael Marcon
O dock preto eu até achei bonito
Emmanuel Fotógrafo
Não vai vender... tá tudo em Chinês, não dá pra entender nada.
Gabriel
Um país comunista com governo e desigualdades sociais que não se diferenciam tanto dos EUA... Vai entender que raio de comunismo é esse... Impressão ou vi o logo do Android na caixa?
Guilherme Macedo C.
De comunismo a China e qualquer outro regime que se intitula não tem nada. Começando pela contradição "Governo Comunista", quando no comunismo não há governo. China é pior ainda qdo há milionários e miseráveis num país movido pelo capital (até especulativo).
@felipeautran
Cara revoltado...
m3lao
A9 não é nada misterioso, é um processador Cortex-A9 http://www.arm.com/products/processors/cortex-a/cortex-a9.php
Yangm
Feiura padronizada. Bem bolado!
Exibir mais comentários