Início » Arquivos » Aplicativos e Software » iOS ganha app para cursos livres das melhores universidades do mundo

iOS ganha app para cursos livres das melhores universidades do mundo

iTunes U chega de graça à App Store.

Avatar Por

Ainda falando no evento para educação que aconteceu hoje de manhã em Nova Iorque. Não bastasse lançar uma nova plataforma para publicar livros digitais didáticos, a Apple também aposta em cursos livros das melhores universidades do planeta. Tanto que o iTunes U, existente no iOS faz tempo, ganhou um aplicativo especialmente para essa finalidade.

iTunes U no iPad ou no iPhone

Por meio do iTunes U, o app, os usuários podem se inscrever para receber materiais sobre cursos benquistos na meritocracia educacional mundial. A lista de universidades apoiadoras do aplicativo, com conteúdo nele desde o primeiro momento, é longa e inclui Stanford, Cambridge e Oxford.

Eu já acompanhei alguns cursos livres disponibilizados pelo iTunes. Eles apareciam dentro do aplicativo de música e vinham com os arquivos de áudio das gravações das aulas. Um de filosofia, não lembro qual universidade o oferecia, foi-me muito esclarecedor no primeiro ano de faculdade. Com o iTunes U, o app, a Apple eleva o nível dos cursos ao fornecer não só áudio, mas também vídeo e transcrições das aulas para rápida consulta.

E se existe o iCloud, por que não usá-lo para sincronizar as anotações dos estudantes donos de iPads, iPhones e iPods Touch? Essencialmente foi isso o que a Apple fez. Ao ingressar num curso, o iTunes baixa os conteúdos automagicamente para todos os dispositivos. Ao confirmar numa janela, o usuário também ativa a sincronização das notas.

Outro recurso do iOS que a Apple parece tirar bom proveito são as Push Notifications, notificações que aparecem na tela do aparelho imediatamente assim que um novo conteúdo para o curso é publicado. Assim dá para se manter sempre atualizado sobre aulas novas acrescidas ao programa, entre outras coisas.

iTunes U: com elementos na interface que não seguem o Padrão Apple de Qualidade

O iTunes U é muito, muito útil. Infelizmente é preciso saber inglês para desfrutar a maioria dos cursos aprovados pela empresa da maçã. Nisso já se reduz bastante a quantidade de pessoas que tirariam proveito do recurso. Ainda assim, as mudanças apresentadas hoje são bem-vindas. Foram mais de 700 milhões de downloads em conteúdos do iTunes U até agora, de acordo com a Apple.

Os professores interessados no iTunes U devem usar o “Course Manager“, gerenciador de curso acessível do navegador. Mais prático, impossível, com exceção de que é preciso ter o Safari instalado na máquina (pelo menos é a mensagem que eu recebi ao acessar a página).

Atualização às 15h50

Além dos aplicativos citados no texto, a Apple também liberou atualização para o iTunes (versão 10.5.3). Download aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Arthur Novello
Estava esperando o que da China? Ok... piada infame a minha...
Eliezer
Crianças trabalham 16 horas ao dia por 70 centavos de dólar para fabricar o iPhone Leia no BUSINESS INSIDER
Foxxx
Crianças trabalham 16 horas ao dia por 70 centavos de dólar para fabricar o iPhone ()()()(http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=22907)()()()()( *&*&*&*&http://www.businessinsider.com/apple-child-labor-2012-1&*&*&*&*
RClemente
Depois de obras do calibre de A Divina Comédia do Dante de Alighier entre outros clássicos, agora temos a possibilidade de carregar conteúdo didático de qualidade dentro do bolso. Fantástico! Vou testar esse recurso com certeza. Parabéns a Apple pela iniciativa.
Caio Alexandre
"Padrão Apple de Qualidade"
André Menegatti
Como eu já havia dito na semana passada, o futuro da educação, passará obrigatoriamente pelo conteúdo digital, que facilita absurdamente a disseminação da informação, bem como a sua assimilação pelo aluno. Quando a informação se torna mais amigável, o desejo de aprender cresce exponencialmente. Ponto para a Apple, mais uma vez. Agora, é necessário baratear os custos dos seus dispositivos, para torná-los acessíveis a todos.