Início » Arquivos » Aplicativos e Software » iBooks 2 da Apple traz ebooks didáticos para o iPad

iBooks 2 da Apple traz ebooks didáticos para o iPad

Empresa lança iBooks Author para criar ebooks no Mac.

Por

Livro-texto na orientação horizontal

Quando Steve Jobs disse ao Walter Isaacson, responsável pela única biografia autorizada do iCEO, que gostaria de revolucionar a indústria de livros-texto — os livros educacionais — ele não estava brincando. Há pouco a Apple apresentou num evento no museu Guggenheim de Nova Iorque a segunda versão do app iBooks para iPad. O aplicativo traz pela primeira vez o suporte aos livros-texto fornecido por grandes editoras dos Estados Unidos.

Os ebooks didáticos previstos para o iBooks 2 funcionam com uma série de recursos multimídia interessantes. Foto, vídeo, mapas, elementos em 3D e mais. Num livro-texto sobre biologia que eu vi tem até seção de questionário, no qual eu pude responder perguntas com múltipla escolha para, em seguida, verificar se a minha resposta estava certa (estava!).

A partir do iBooks 2 — disponível na App Store do iPad — o usuário encontra a listagem de livros-texto. Com alguns toques na tela dá para solicitar uma amostra grátis do conteúdo. De acordo com a Apple, o preço dos ebooks vai variar até US$ 14,99. De início três empresas de educação estadunidenses toparam participar do lançamento.

Atualização disponível imediatamente

Ainda falando da minha experiência breve com o iBooks 2 pude verificar que os textos são organizados com formatações distintas para orientação na horizontal e na vertical. Quando na vertical aparece o texto corrido, com as imagens bem pequenas na lateral esquerda. Um toque e elas ampliam. A orientação vertical apresenta trechos menores subdivididos, com as fotos naturalmente em tamanho maior (com direito a ampliação total para visualizar em tela cheia).

Para criar os conteúdos do livro-texto a Apple também apresenta nessa quinta-feira o iBooks Author, um aplicativo para OS X disponível na Mac App Store para download. Gratuito, ele permite que qualquer pessoa crie ebooks didáticos, de histórias, de receitas ou o que quer que seja. A Apple fornece modelos para os livros digitais e afirma que a inclusão de imagens, galerias, vídeos e apresentações feitas com o Keynote funciona na base do arrastar e soltar com o cursor do mouse.

iBooks Author

O aplicativo iBooks Author foi anunciado para Mac. Algo me faz crer que os usuários de Windows ou Ubuntu, os dois sistemas que são referência nessa parte de SO, ficarão a ver navios.

Atualização às 15h15

Além dos aplicativos citados no texto, a Apple também liberou atualização para o iTunes (versão 10.5.3). Download aqui.