Otimizando os lucros no HOTWords

Quando o programa de afiliados HOTWords foi lançado, varri a internet em busca de informações sobre o mesmo antes de testá-lo. Encontrei usuários relantando suas experiências negativas em forums, entre os contras citados, o principal era o baixo valor do clique, que em alguns casos possuia a média de 2 centavos.
Pouco tempo depois, o HotWords conseguiu um anunciante de peso, que começou a alavancar o sucesso do site e estimulou indiretamente vários blogueiros e webmastes a aderirem o programa. Outro fator estimulante, é a sua característica principal: simplicidade na instalação e automação no funcionamento.
Técnicas de otimização:
Como falei acima, o HOTWords é um sistema completamente automático. Um script se encarrega de ler todas as palavras do site e de converter as que foram compradas por anunciantes (e estão dentro dos campos marcados) em links. Sendo assim, há poucas coisas que podem ser feitas afim de otimizar os ganhos com o programa, veja abaixo 3 técnicas que coloquei em prática e melhoraram muito meus resultados:
Ao cadastrar seu site no programa de afiliados, você deve especificar a categoria do mesmo. Geralmente costumamos selecionar apenas a categoria que mais se aproxima ao contexto do blog, isto pode ser um grande erro neste caso.
Andei fazendo alguns testes que me levaram a conclusão de que ao selecionar uma categoria, você na verdade inicia o processo de filtragem das palavras que serão exibidas em seu site. É possível por exemplo encontrar a palavra “Gato” em um blog de tecnologia, porém o HOTWords não iria exibir nenhum anúncio para esta palavra se ao cadastrar seu blog você não tiver selecionado a categoria “Animais de Estimação”. O bom neste caso seria selecionar o máximo de categorias cabíveis ao contexto do seu site ao invés de apenas uma. Fica por sua conta evitar que seja exibido em seu blog anúncios que não tenham nada a ver com o mesmo.
É possível configurar a cor dos links do HOTWords, para isso basta inserir na linha do script que vai no rodapé da página a palavra “&cor=”. Por exemplo:
“script src=’http://www.hotwords.com.br/show.jsp?id=3268&cor=E04493‘”
A cor padrão dos links é verde. Procure optar por uma cor que destaque a palavra no meio do texto, mas que também mantenha a coloração padrão do blog. Isso irá aumentar consideravelmente a quantidade de cliques (por causa do destaque) e também o CPM (por causa do padrão de cores). Geralmente esse “tom mágico” de cor pode ser copiado do padrão “a:hover” configurado no stylesheet.
Procure não utilizar a mesma cor dos links exibidos no blog, essa prática irá alcançar apenas os leitores fiéis, que são os que geralmente lêem toda a matéria e os que menos se interessam pelas propagandas.
Este ítem é o básico em qualquer estratégia “on-site”. Basta pensar que ao atualizar o conteúdo do site, a tendência é que os leitores o acessem, para ver as novidades. É aí que as visualizações de anúncios aumentarão e consequentemente as chances de cliques!
Com o tempo, manter o site com o conteúdo atualizado, irá gerar um grande arquivo de matérias, aumentando assim as páginas indexadas pelos sistemas de busca, e o número de acessos proveniente dos mesmos.
Espero que faça proveito das dicas! Para dar ênfase à efetividade das mesmas, ressalto que meus lucros com o sistema aqui no TecnoBlog subiram cerca de 150% após o cumprimento dos dois primeiros itens. Agora que –finalmente– estou pronto, voltarei a praticar o terceiro item.
Se você é usuário do HOTWords não esqueça de deixar sua dica e de compartilhar suas experiências antes e depois das técnicas que eu citei! 😀