Os computadores portáteis e com perfil esguio idealizados pela Intel, chamados Ultrabooks, não deverão ficar sozinhos (ou competindo com o MacBook Air) no mercado por muito tempo. A AMD está preparando uma nova plataforma também capaz de produzir os portáteis finos e eficientes em energia, que são a mais nova esperança do mercado para tentar reaquecer as vendas de computadores pessoais.

Por ora atendendo pelo pouco original nome de Ultrathin (literalmente, ultrafino em português), a plataforma deverá ser apresentada até o começo do segundo semestre e deve chegar às lojas “antes do final de 2012”. Baseada na atual plataforma Trinity, os novos chips não deverão ter suporte integrado ao processamento de vídeos, solução tradicional nos produtos mais recentes de sua empresa mãe.

Os novos chips podem ser menos eficientes em energia e desempenho do que seus rivais da Intel, mas em compensação deverão chegar às lojas por um preço de 10% a 20% mais camarada do que os US$ 999 que a Intel sugere aos Ultrabooks. Além disso, os fabricantes que criarem portáteis da plataforma Ultrathin poderão escolher a placa de WiFi a ser usada nos equipamentos, enquanto que os Ultrabooks da Intel precisam necessariamente usar as placas da Intel.

Uma vez nas lojas, tanto os Ultrabooks quanto os Ultrathin terão a dura missão de chamar a atenção de consumidores que deverão estar cada vez mais encantados com a vasta fauna de tablets que deverá chegar às lojas durante o ano.

Com informações: RegHardware.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados