Em meio à polêmica nos Estados Unidos sobre o limite que o Google pode chegar para promover seus produtos nos resultados de busca, a mais recente discussão gira em torno da baixa integração entre o buscador e o Twitter. O Google disse ao site Mashable algo que coloca mais pimenta nessa história: ele não indexa nem nunca indexou o caractere de “arroba” para os resultados de busca (o at para os americanos).

“Agora o Google confirmou ao Mashable que nunca indexou o símbolo “@”. Em outras palavras, o mecanismo de busca nunca reconheceu ao identificador do Twitter quando ele foi formatado dessa maneira”, afirma o site.

Nem tão inteligente assim

No exemplo dado pelo site a busca por “@wwe” retorna a página oficial da WWE, empresa especializada na promoção de esporte. Se o usuário faz a busca por “wwe twitter” aí sim o primeiro resultado no Google é do perfil da empresa no microblog dos 140 caracteres.

O Mashable questiona se está na hora do Google dar mais reconhecimento ao Twitter. O perfil da WWE é seguido por quase 800 mil contas no microblog, enquanto a página no Google+ tem próximo de 25 mil pessoas. Com esses números é questionável dizer que, na busca por “wwe” somente, o Google+ deve aparecer na frente do Twitter.

Em resumo, o Google posiciona melhor o seu próprio produto, fazendo com que a probabilidade de usuários abrirem páginas do Google+ aumente. Isso se deve à tendência natural que os internautas desenvolveram de clicar nos primeiros resultados de busca, o caminho mais fácil entre ele e o conteúdo que tanto procura.

Além de dizer que nunca indexou o arroba, o Google tem em sua defesa o fato de que nem Twitter muito menos Facebook, os principais reclamantes dessa questão, estão interessados em abrir seus bancos de dados para o mecanismo de busca. No Facebook isso seria bem complicado porque estamos falando de dados pessoais, mas no Twitter até houve um acordo para que o Google acessasse dados privilegiados (e públicos, veja bem). O acordo expirou em julho do ano passado e não foi renovado.

O que você pensa do assunto? Com tanta gente usando o Twitter, acho que é razoável que o Google indexe os arrobas. É um tratamento especial para um serviço que, pelo seu tamanho, merece um tratamento especial.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Isso ai depende da codificação dos caracteres que o seu browser mandou pro google. As vezes eu consigo pesquisar com +, as vezes não.
Renanturrm
Indexa sim. Procure por @tecnoblog no google, ele trás na primeira página o twitter. Isso significa que o site está mais indexado que o twitter #Fato, mas indexa =D
Eduardo
Na verdade o "+" não é uma deficiência do Google; ele é usado para separar as palavras na busca (o que pra nós é o espaço), por isso o uso dele nas palavras não interfere. Observe isso na barra de endereço numa busca com mais de 1 palavra separadas por espaço.
ricardo
É legítimo o Google promover seus próprios produtos. E quanto ao Bing e o Yahoo, eles indexam o caracter @? Se sim, temos ali uma alternativa. Se não, não temos por que condenar o Google por uma prática perfeitamente comum no meio corporativo.
Thiago Sousa
"vinher“? É sério isso?
Leandro
Eu concordo com esse ponto de vista e até acho justo, mas não creio que ele seja aplicável na situação. O que nós estamos vendo é um outro caso como o do Internet Explorer vindo junto com o Windows. E, pelo menos na Europa, o Google perderia fácil o caso.
Marcelo
@RubensBrilhanteJr o perfil vai ser encontrado , o problema é as atualizações, os Tweets, que não são indexados, o Google também tem algum problema em indexa conteúdo do Facebook, não me pergunte o porque!
adsa88
Estranho. Fiz o teste aqui e Google e Google+ dão resultados diferentes.
Higgor Leimig
Sim, é essa limitação que alimenta meu preconceito. hehe.. Falar tudo em 140 caracteres é no mínimo frustrante.
Douglas Chagas
o Google tem problema até em distinguir o "+", quando você busca por Google+ ele retorna a busca como se o + não existisse, e olha que é um serviço deles mesmos!
Douglas Chagas
Eu duvido muito que ele comece a indexar os arrobas do Twitter e para mim isso não faz nenhuma falta, acho que os outros produtos deveriam se preocupar mais com si mesmos e menos com o Google, afinal o Twitter e Facebook estão começando a parar no tempo da inovação...
Higgor Leimig
Como disse o Renan, você e seus amigos tem gostos parecidos. Então tendem a seguir as mesmas pessoas. Mas ainda existe muito isso de narrar a vida pessoal.
Timoteo
Por favor, o google agora tem que se rebaixar ao nivel de todo mundo? O povo cria um négocio em cima da gigante de pesquisa e depois quer que essa mesma gigante se curva perante as exigencias dele? Se você pesquisa "usuario + twitter" vc cai certinho na pagina do tal usuario, se nesse caso aparecesse um resultado do google+ primeiro, ai sim seria um problema. A mesma coisa pro buscapé, se eu me importo com o que eles tem a me mostrar, eu vou pesquisar por produto + buscapé.
sandro
num indexa nada..melhora a indexação dos sites e blog (que tenha conteudo relevante), porque tem muita porcaria que ta no topo e nem é site direito ou site de 15 anos atras..feito pra explorer 1.0 ainda em tabela.
@iJeanCarlos
Para quem se julga ser bonzinho,o Google está fazendo o contrário...Adoradores e fans do Google e Android adoram falar muito mal da Apple,mas quem aqui está sendo Evil?
Exibir mais comentários