O programa de desenvolvimento rápido que a Mozilla tem imposto ao Firefox para enfrentar a concorrência do Chrome pode ter caído no gosto de diversos entusiastas do programa do ursinho panda. Mas como é impossível agradar a todos, a medida não foi bem aceita em grandes empresas e entidades de ensino, que geralmente são cautelosas, certificando programas antes de distribuí-los em todas as máquinas.

De olho nesta importante fatia de mercado a fundação Mozilla anunciou nesta terça-feira o lançamento Firefox com Suporte Extendido – ou ERS, em inglês. Essa versão do navegador será atualizada a cada 42 semanas e contará com suporte adicional de mais 12 semanas, fazendo com que cada uma delas tenha validade de um ano. Em contrapartida, a versão “civil” do Firefox é atualizada em períodos que variam de seis a 16 semanas e o suporte de cada geração agora é encerrado assim que uma nova é lançada.

Firefox 9, a versão civil

Ao contrário do Firefox comum, os ESR receberão apenas atualizações de segurança, e serão identificados com números decimais, como 10.1, 10.2 e assim adiante, repetindo a fórmula usada antes da implementação do ciclo de desenvolvimento rápido.

“Nossa meta com o Firefox ESR é tornar a internet mais simples para empresas, organizações, instituições públicas e organizações que precisam gerenciar um grande número de sistemas em suas redes” afirma a Mozilla. Com o novo programa, a empresa pretende aumentar sua popularidade no mundo corporativo e tentar recuperar um pouco da audiência perdida para o Chrome nos últimos tempos.

Aos interessados, a versão ESR do navegador deverá chegar no dia 31 de janeiro, junto do Firefox 10 para o resto de nós.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@MattVicent
Até a versão 3.5 ele era um navegador dos sonhos, depois ele foi se tornando pesado e lento, principalmente se comparado ao Chrome. E com essa nova estrategia de lançar novas versões em curto espaço de tempo, por um lado é bom mas por outro llado não, principalmente no caso das extensões que várias delas perdem a compatibilidade (o que não acontece no Chrome), mas uma coisa que no firefox é bom é o gerenciador de download padrão e a possibilidade de usar o Downtthemall. Mas no Resto, minha escolha vai para o Chrome.
Fer
Nossa, se as empresas e escolas já não se preucupavam em atualizar... Imagine agora! ¬¬
Kantaro
O Firefox deve estar achando que lançar um número a cada versão vai trazer usuários ao invés de usar decimais. Acho que cada número deveria ser usada só a uma nova grande atualização, e sejamos sinceros, desde o 4 pouca coisa aparente mudou.
Magno
Firefox sempre melhorando :)
tchones
Pena que as extensões não acompanham esse processo todo, ainda mais as de banco. Juro, não sei porque essa pressa toda em trocar apenas um número... a versão 4 é idêntica à atual, tanto no visual como no consumo de memória....
Renatocookie
Legal, mt bacana quero que a versão 10 chegue logo.
Yangm
Isso é bullying!!!
jean marcos
eu uso o firefox desde a versão 5 e sempre gostei eu não sei por que as pessoas reclamam dele?????????
TatoGomes
Eu acho válido, porque atualizar o browser não é um processo traumático, como é atualizar o SO, por exemplo. Além de ser automático por default.
Guilherme Macedo C.
No caso o panga parece muito com uma raposa. Por isso do nome. É como chamar a Orca de baleia, sendo que ela é um "golfinho crescido".
tchones
Perai "Em contrapartida, a versão “civil” do Firefox é atualizada em períodos que variam de seis a 16 semanas e o suporte de cada geração agora é encerrado assim que uma nova é lançada." Quer dizer que a versão 8, que lançou praticamente "ontem", já não tem suporte da Mozilla? E o Chrome, é a mesma coisa?
tchones
Fato.. imagina chamar alguma coisa de SpeedCat que é um cachorro preto!!!!
Yangm
Ainda continua achando nonsense.
Guilherme Macedo C.
Panda vermelho tbm é chamado de Firefox: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-vermelho#Nomes_comuns
Leandro Rafael de Souza
Acredito q nao Guilherme , até porque eles colocam a normal , quem sabe na versão para servidores...
Exibir mais comentários