LG e VMWare apresentam virtualização em smartphone Android

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 5 dias

A LG anunciou agora, em coletiva de imprensa que precede a CES 2012, algo bem diferente do que já vimos no mundo dos smartphones: suporte ao VMWare em um de seus aparelhos. O que isso significa? É possível manter várias instãncias do sistema operacional Android.

LG Revolution com Android virtualizado através do VMWare

Inicialmente parece loucura: pra que virtualização num simples celular? A ideia não é tão ruim. A virtualização permite criar diferentes perfis de usuário, como um sistema para uso pessoal e outro para uso corporativo. Não sei se você lembra, mas alguns aparelhos da Nokia, mais especificamente da série E, traziam essa função, só que sem virtualização.

Apesar de virtualizado, alguns itens são compartilhados com o sistema principal, como as notificações de ligações, mensagens e até mesmo os eventos de outros aplicativos.  A virtualização também pode trazer novos recursos, como, por exemplo, um sistema pronto para emprestar seu aparelho para alguém, sem que ele visualize todos os seus dados.

Se esse modelo seguir conforme o modo que conhecemos nos computadores, uma das principais vantagens é de que aparelhos com a tecnologia possam rodar diferentes versões do Android. Para os desenvolvedores, seria uma mão na roda para testar o comportamento de seus aplicativos em diferentes versões em um único aparelho, bem como os os androidfags de plantão, que querem rodar a qualquer custo a mais recente versão do sistema do robozinho verde.

Até o presente momento, o único aparelho com o recurso é o LG Revolution, que não é nada mais do que uma versão da Verizon do nosso conhecido Optimus Black. Resta aguardar se a VMWare tem interesse de expandir isso para smartphones de outras marcas: quanto mais novidades, melhor.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados