A Vivo confirmou nessa sexta-feira que verificou um aumento considerável no tráfego de voz e de dados durante a virada do ano. Entre os momentos finais de 2011 e os primeiros de 2012, aquela que responde como maior operadora do páis (em número de clientes) verificou aumento de 132% nas chamadas telefônicas na comparação com o réveillon de 2010/2011. Nada mal!

Prédio da Vivo em São Paulo

Segundo os números informados pela Vivo ao Tecnoblog, o aumento de 132% foi na rede de telefonia 3G. Já no 2G o aumento foi bem inferior: de 22% comparando com o mesmo período do ano anterior. Em comparação, a TIM nos disse que o tráfego de voz aumentou 8,4% de um réveillon para o outro – a operadora italiana não discrimina 3G e 2G.

O aumento de tráfego já era esperado, em especial nas cidades litorâneas. A Vivo diz que reforçou toda a estrutura de rede e sistemas nas últimas semanas do ano passado. Também ampliou a disponibilidade de técnicos para atenderem em eixos rodoviários.

Em termos de tráfego de dados, novamente houve crescimento. Os dados repassados pela operadora dão conta de 72% de aumento nos dados durante a virada somente na rede 3G. Já a rede 2G, uma tecnologia mais antiga e menos potente, viu o consumo crescer 98%.

A Vivo se absteve de comentar se houve falhas perceptíveis em sua rede de telefonia durante a virada. Ainda bem que, para isso, nós temos o campo de comentários do site, no qual você pode contar exatamente como foi a sua experiência ao tentar sacar o celular durante o réveillon, ligar-se na rede da Vivo e tentar falar com amigos e parentes.

Assim como a TIM, a Vivo não comentou o envio de SMS durante a virada.

A propósito, a Vivo anuncia nessa semana que fechou 2011 com nada menos de 2.500 cidades atendidas pela cobertura 3G. A previsão é de fechar 2012 com 3G em mais de 2.830, sendo assim a maior cobertura com essa tecnologia no país. Pelas previsões da companhia, cerca de 85% da população brasileira terá 3G disponível.

Nós convidamos a Claro e a Oi para comentarem os respectivos desempenhos durante o réveillon, mas nenhuma das operadoras atendeu ao chamado até o momento da publicação deste texto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Sabaia
Tenho um aparelho da Vivo, mais dou preferencia a Claro.
Bruno Machado
Em Belo Horizonte/MG e Vitória/ES Vivo funcionando sem maiores problemas (apesar do dilúvio em BH). Amigos meus da TIM passaram um pouco de aperto para falar em BH.
binknot
Nunca consegui fazer nada em virada de ano com celular... mas esse ano o meu TIM tá com problema até hoje... Mas quando eu usava Vivo eu nao tinha problemas nao, voltava a ficar normal lá pelas 00:15 00:20 do ano novo!
TatoGomes
Mas em Copacabana deve ser complicado mesmo. Muita gente usando ao mesmo tempo.
@xrenan
Justamente para testar, no último dia às 23:14 enviei um sms a outro vivo... Demorou 14 minutos para chegar. Sei pq o cel estava na minha outra mão :)
Rai45
A vivo aqui caiu e não voltou tão cedo, não sei se foi por culpa de chuva, mais a vivo vive fazendo isso, depois que ela comprou a Telemig, o sinal ficou horrivel!!! Sai da vivo fui pra tium que anda me decepcionando igual menos no sinal que raramente cai!
Nícolas Silva
Na hora do réveillon eu tive muita dificuldade de ligar para outro vivo.
Vitor Sá
Para mandar torpedos e utilizar os dados, não tive problema algum no meu celular Vivo. Mas o Vivo da minha mãe (sem 3G) deu umas falhadas durante as ligações feitas logo antes de 00:00. Isso em Angra, RJ.
@fredantunes
A vivo não sei, mas a TIM em balneário camboriú está uma porcaria. Na virada não funcionava, SMS não ia e chamadas não completava.
Guilherme
Sem problemas aqui em Brasília com a Vivo: ligação de 15 minutos iniciada logo depois da meia-noite sem quaisquer problemas. Mesma coisa para mensagens e dados (iMessage, WhatsApp e Facebook Messenger).
YagoGabriell
Engraçado que no meu Vivo eu liguei normal e passei torpedos tbm, muitos; Na TIM ela não mandava torpedos para todas as operadoras, só Tim e Oi, na hora de ligar deu certo, mas não pude mandar torpedos pra todas as operadoras.
Yangm
Chupa, TIM.
mozart
Aqui também foi a mesma coisa, a TIM não funcionava nem com reza
YagoGabriell
As promoções do nordeste são infinitamente melhores que dos outros lugares. Por exemplo aqui no Piauí, há uma promoção de 0,25 centavos o dia que usar (parecido com o Tim Beta) SMS de graça e 0,10 centavos o minuto para Fixo Local.
@victorragassi
ILHABELA-SP estava tudo normal, SMS e Ligação, funcionou perfeito, sem interrupções, parabens vivo : ) hahaha
Exibir mais comentários