Europa adota taxa extra para emissão de carbono em voos de avião

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Eles estão cheios de problemas financeiros, mas também querem discutir o meio-ambiente. Não é por acaso que inventaram a hashtag que versa sobre os “problemas de primeiro mundo”. Na Europa, a bola da vez é a tarifa extra que as companhias aéreas têm que pagar para neutralizar as emissões de carbono em voos com origem ou destino naquele continente.

Começando em primeiro de janeiro, uma resolução da autoridade de aviação da União Europeia determina que todos os voos têm que compensar integralmente a emissão de carbono durante o transporte de passageiros e carga. Os créditos de carbono servem para garantir que as emissões do gás nocivo sejam neutralizadas.

Só que as companhias não vão arcar com o custo do próprio bolso. A Delta Airlines já avisou: subiu as passagens em 6 dólares para voos que passam pelo continente europeu. A Lufthansa, companhia da Alemanha, avisa que também vai aumentar a tarifa, embora não tenha especificado o quanto isso vai custar na ponta do lápis para os passageiros da gigante deustche.

O ponto mais polêmico dessa história é a obrigatoriedade de pagar pela emissão de carbono mesmo quando parte do voo não foi feito em espaço aéreo europeu. Por exemplo, a Delta chiou depois de calcular que um voo de Paris para Roma paga menos pela emissão de carbono do que um voo de Los Angeles a Paris, que passa por pequeno um trecho do espaço aéreo europeu, inferior ao do voo integralmente dentro do continente. É a companhia tem que neutralizar as emissões na íntegra, e obviamente que um voo intercontinental dura mais, emite mais carbono e, por isso, custa mais caro.

A discussão ainda está começando por lá. Não duvido que, num futuro próximo, sejamos nós os envolvidos em polêmica similar. Voar de avião, além de financeiramente custoso, também está entre os meios de transporte que mais emitem o bendito carbono. Cálculos do IPCC mostram que a aviação sozinha responde por 2% de todas as emissões de CO2 no mundo. Bastante.

Com informações: Wired

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados