A pedido do Tecnoblog, a TIM fez um balanço geral de sua rede de telecomunicações durante a virada do ano. Sabe como é, milhões de pessoas tentando falar com parentes, amigos e desafetos (para pedir desculpas depois de encher a cara de álcool) por meio da rede telefônica… sempre existe o risco de que algo dê errado. De acordo com a operadora, tudo funcionou conforme manda o figurino.

A TIM não comenta números absolutos sobre quantidade de chamadas ou SMS enviados. Uma pena, mas faz parte da política da empresa. Também não fornecem informações sobre envio de SMS e tráfego de dados nem em termos percentuais.

Na virada do ano, a operadora registrou aumento de 34% nas chamadas telefônicas em relação aos dias anteriores, considerando dezembro de 2011 como parâmetro. Em termos de virada de ano, momento em que o tráfego fica mais intenso normalmente, a TIM verificou aumento de 8,4% nas chamadas em relação à virada de 2010 para 2011. Mais gente pendurada no telefone, mesmo com as previsões em contrário.

Foto enviada via TIM durante o réveillon

Confesso que me surpreendi. Consegui telefonar para parentes lá pela meia-noite, falar com a namorada via Skype e ainda subir uma foto básica para o Twitter com o 3G fornecido pela TIM no Rio de Janeiro.

“Não foram registradas falhas que impossibilitaram a realização e recebimento de chamadas ou tráfego de dados e SMS nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. De toda forma, vale ressaltar que os serviços de telefonia móvel estão sujeitos a variações por fatores externos, como áreas de sombra, condições geográficas, climáticas ou capacidade de recepção dos aparelhos celulares, por exemplo.”

Qual foi a sua experiência de telefonia móvel durante a virada? Funcionou ou não?

As demais operadoras foram convidadas para comentar a qualidade da transmissão de voz, dados e SMS durante a virada do ano. Por enquanto, somente a TIM respondeu positivamente ao nosso chamado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John
Aqui em BH a TIM funcionou normalmente. A vivo que deu uma caída, mais vive fazendo isso.
@fredantunes
Em balneário camboriú essa porcaria não funcionou e continua não funcionando direito.. No ano novo eu tinha que mandar mensagem 10 ou mais vezes para ir... Li que tem gente dizendo que a ruim libera slots aos pos pagos. Nada, o meu eh pos com 200 minutos eh uma porcaria... Acho que vou mudar para vivo.... Ou talvez Nextel... Nunca viii reclamação da Nextel..
@robsontga
Não consegui enviar SMS, mas ligar, consegui... Navegar está impossível no litoral catarinense, principalmente nas cidades apenas com EDGE, no 3G ainda funciona.
@OneLag
No litoral de SC a TIM estava uma bosta. No dia primeiro mesmo eu conseguia completar apenas 10% das tentativas de chamada. Terrível, to pensando seriamente em mudar de operadora. Não mudo por enquanto pq a maioria dos meus contatos é TIM, mas não fosse isso...
@casscomvc
Na virada em copacabana a única operadora que não me deixou na mão foi a Claro. Pois as outras eu não conseguia fazer nada...
TatoGomes
Mesma coisa comigo. Estava lá no Rio com a minha namorada e, infelizmente, não consegui fazer chamadas para a minha família aqui em SP. Tentei até 1 da manhã, mais ou menos. Até que desisti e deixei para "o outro dia".
@stormsteel
Qual empresa não gosta de vender o seu peixe, mesmo que com aspecto duvidoso ?, Ultimamente a tim só tem deixado a desejar aqui no meu estado, tanto o sinal para ligações como o 3G. Nas festividades de final de ano sms estava impossível de ser enviado, e quando chegava ao destino era 2 vezes a mesma mensagem, ligações quando não caem ficam com uma interferência absurda. 3G ? outra piada, para começar a usar passo por 4 estágios: 1º Perco o sinal da operadora (leva-se até 1 minuto para recuperar) 2º Entra em GRPS, 3º EDGE e no 4º e ultimo 3G. Grande parte dos meus contatos estão migrando para outras operadoras, o problema da TIM é querer mostrar números em vez de qualidade nos serviços oferecidos.
binknot
Eu tava eu Cotia-SP e não consegui mandar nem mensagem e nem fazer ligações, mesmo com o sinal cheio... e até hoje ta com muita dificuldade pra mandar e receber sms!
@leodemelo
Em Goiânia, CLARO não mandava mensagens desde as 23:00, porém ligações e recebimento de mensagens estava normal.
@torresrafa
Eu tive problemas, estava em Itanhaém durante a virada do ano e depois de repetidas tentativas não consegui efetuar nenhuma ligação, o celular indicava a mensagem "Rede Ocupada". E as tentativas foram aproximadamente a 1 da manhã. Desisti, e liguei do fixo mesmo, telefônica. Não sabia que em outros lugares houveram problemas também, mas pelo que vejo nos comentários a infraestrutura da TIM parece estar precisando de um upgrade.
André F
Só se for na sua cidade. Porque no sul de Santa Catarina a noite do dia 31 e madrugada do dia 01 não completava nenhuma ligação, NENHUMA. Não sei que critério estão utilizando para disponibilizar seus serviços, porque eu uso o infinity pré, com a promoção dos 0,25. Será que a TIM está liberando slots apenas para quem tem é pós pago nestes casos de sobrecarga do sistema? Tudo leva a crer que sim.
Renan
A TIM tem mesmo a cara de pau de falar que correu tudo bem? Comecei a tentar mandar mensagens às 23:45, e só conseguir mandar uma às 00:50. E isso que o sinal estava com 4 barrinhas.
@william_xn
Sempre achei a TIM uma das melhores operadoras custo-benefício. Mas via Twitter notei diversas reclamações por falta de qualidade nos envios de SMS. No mais, excelente trabalho da empresa italiana.
~le Vinni
Alguem que usa tim conseguiu mesmo fazer ligação na virada? Parabens pra ele.
YagoGabriell
O meu funcionou direitinho (TIM), mas na Vivo quando liguei pro RIO ela falha dá umas chiadas estranhas, pra BSB a ligação estava boa tbm.
Exibir mais comentários