Após anunciar a não-atualização do Galaxy S e do Galaxy Tab original para o Android 4.0 (o Ice Cream Sandwich), a Samsung recebeu um feedback tão negativo dos consumidores que decidiu afirmar que poderia reconsiderar o que havia negado ou ainda lançar uma atualização parcial. O final da história é triste: a fabricante resolveu estagnar os aparelhos na versão 2.3 do Android mesmo.

Ice Cream Sandwich e Galaxy S: apenas por meios não-oficiais

O motivo é o mesmo que a empresa afirmou antes, segundo o Business Insider: por causa das limitações de hardware o Galaxy S e o Galaxy Tab original não podem receber a quarta versão do Android. Ainda assim, como dono de um Galaxy S, me permito questionar o porquê de uma custom ROM com o Ice Cream Sandwich funcionar melhor e de forma mais rápida no meu aparelho em relação a versão com Gingerbread – seja a instalação padrão da da Samsung ou em qualquer custom ROM disponível.

A lista de fabricantes que já tomaram atitudes assim, entretanto, não contém só o nome da Samsung. A Motorola, no lançamento do Dext, afirmou que esse modelo iria avançar em versões do Android, mas depois virou as costas e não atualizou o aparelho. A HTC é outra, atualizando os aparelhos em alguns países enquanto que em outros os mesmos modelos não recebem uma versão nova.

Trata-se de um problema sério causado pela descentralização da plataforma, já que cada fabricante faz o que bem entender – pois não há um controle do Google. Desse jeito, o que resta para quem não vê a hora de colocar as mãos no Ice Cream Sandwich é instalar uma custom ROM.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

liborio
É meus amigos, a sony não está no mercado para brincadeira não, comprem um "EXPERIA" e guardem o Samsung na gaveta, e se vc não o esquecer lá de vez, vc vai joga-lo fora sem se arrepender, pois doa-lo a alguém é prejudicar o mesmo.
Gino Cristiano
Eu tenho um Galaxy S I9000B e instalei uma ROM customizada do Android 4. Está funcionando perfeitamente apesar de não haver software de TV e alguns poucos aplicativos que utilizo não serem compatíveis aparentemente.
Marcio Neves Machado
Custom ROMs no Galaxy S brasileiro (com TV digital e rádio), funciona?
Rodrigo Fante
É o que digo, ele tem a beleza dos aplicativos e interface do iOS com uma liberdade de escolha de aparelhos oferecida pelo Android e sem a libertinagem do mesmo.
Rodrigo Fante
Um software que come memória não é necessariamente mais lento, vide Chrome x Firefox, nem necessariamente mais rápido, depende de muitos outros fatores. Hoje, o iOS roda muito mais macio em hardwares inferiores por exemplo.
Rodrigo Fante
Mas no caso do iPhone desde que o robô chegou mais forte não baixo preço nenhum, pelo contrário, aumentou, não faz diferença nenhuma no preço, talvez faça, mas é aquilo, quem afirma que faz ou não é mãe Dinah.
tchones
E por um motor mais comilão de memória, tanto que está lado a lado com o Firefox. A única diferença é que o FF junta tudo num processo só, já o Chrome divide isso em inúmeras abas...
Guilherme macedo
Mas vá ver o código do Chrome... A cara pode até ser a mesma mas eles sempre mudam o motor por um mais potente...
JR
Eu, na minha ignorância, não troco o Xperia por um Apple, de forma alguma... nem por um Samsung...
@filipebd
E viva o Android e sua fragmentação. Enquanto o Google e os fabricantes não entrarem em acordo com essas versões vai ficar complicado viu, não existe garantia nenhuma de atualização das versões do Android.
tchones
Perae, então o cara comprou um Galaxy Tab, algo que não custa muito barato, e não vai ter atualização por uma decisão da Samsung? E ainda tem que defenda essa marca........
tchones
Igual o Chrome. Troca o desenho de um botão e muda o número da versão. Não é a toa que o navegado ja está na versão 16 com a mesma cara da versão 1...
Luan
Em grande parte.
@guyilherme
Não troco meu Defy por nenhum iPhone... Interface já ta muito defasada... A cada versão do Android vemos mudanças reais e concretas no S.O., enquanto no iOS, mudam um ícone e já lançam como grande atualização....
Caio Alexandre
Resto na cadeia!11
Exibir mais comentários