Um grupo de hackers anunciou no final do mês passado que pretendem lançar no espaço satélites orbitais com um objetivo específico. A ambição deles não é explorar corpos celestes ou coletar dados sobre os planetas: os satélites vão servir para criar uma nova internet, privada, e que (ao menos em teoria) estaria livre das regras, leis e censura em geral que regem atualmente a web pública. Ela seria chamada Hackerspace Global Grid.

Atualmente existem ao menos duas “internets”. A nossa, do povão, que você provavelmente está usando nesse momento para ler o TB, e outra que interliga instituições de ensino espalhadas ao redor do mundo, chamada NREN, ou National Research and Education Network – que aqui no Brasil é representada pela RNP. A proposta da Hackerspace Global Grid é ser algo parecido com as NREN, usada para divulgar conhecimento mas com o acesso menos restrito.

A ideia foi apresentada pelo seu idealizador, o britânico Armin Bauer, durante o 23º CCC, o mesmo evento de onde saíram as nada preocupantes notícias sobre vulnerabilidades em redes GSM e o problema do HashDos, então você pode ter certeza de que eles não estão para brincadeira.

O projeto ainda está engatinhando: não só eles precisam descobrir uma maneira eficiente e barata de lançar os satélites em órbita como também precisam criar ou alugar instalações de controle na superfície para não perder a localização dos satélites. Uma agência espacial alemã já trabalha com o grupo para custear parte do lançamento, mas eles ainda precisam de algum apoio para tirar a ideia do papel.

Visite a página oficial do projeto para saber mais detalhes.

Com informações: PCWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@fabioluiz
"Hackerspace Global Grid"? Prefiro PirateSAT
xrenan
Pra onde eu aponto minha antena de banda KU? xD
Yangm
Onde eu compro a antena USB? Só para fins educativos...
~le Vinni
I Wanna! Ainda mais com essa lei tosca com um nome mais tosco ainda. A lei SOPA vai do inutil ao ridiculo. Quero muito que hackers tenham uma rede própria, claro que expulsando e denunciando pedofilia, canibalismo, etc.
Tweener_
Tenha medo de sair da sua conta bancária :| Do jeito que tá as coisas não duvido de mais nada. . .
Gabriel
Diga-me, meu caro, que riscos poderia um pequeno país de uma região turbulenta oferecer ao maior páis do planeta? Existem interesses. O Irã criou uma política nuclear a fim de desenvolver uma fonte de energia eficiente aos seus cidadãos. Deve-se compreender que desenvolver tecnologias a tais níveis é um processo de extrema rentabilidade, a curto e longo prazos, tanto ao governo quanto à industrias privadas. Veja como outro exemplo os processos dados na "Primavera Árabe", democracia? Qual o líder democrático do planeta? Pois bem, não seria bem mais fácil obter acesso a algum item de interesse quando se estabelece uma forma de governo que depende e sucumbe a vários outros? Pense, qual a commodity de maior valor monetário disponível vastamente no oriente médio? Qual a finalidade de se anunciar uma guerra contra um país por este se opor a tal prática? Irã, um país, no oriente médio, com um arsenal nuclear a sua disposição, ainda por cima disposto a não ser subordinado a quem lhe ameaça de guerra? Ameaça aos interesses. Da mesma forma que o Brasil foi proibido de avançar em pesquisas nucleares, Brasil este que sempre foi submisso a quem é, período notável sendo esse a expansão comercial e então ditadura, sucumbido aos meros interesses.
Gabriel Pinotti
Daqui a pouco aparece na primeira página do Kickstarter o projeto aushaushuas.
Rafael Silva
A deep web na verdade é baseada na internet. Usa os mesmos protocolos ou protocolos baseados nos existentes, só que todo o tráfego é anônimo e criptografado. Então eu diria que é uma sub-internet, não uma internet completa. A NREN não usa a internet, ela tem uma série de protocolos e infraestrutura próprios pra isso, embora também tenha acesso à internet.
@mos_axz
Perai, existem 3 internets não? a NREM, a Surface Web(a normal) e a Deep Web não? Se bem que nunca acessei a Deep Web pra saber se existe ou não. medo do que tem lá e tal...
@rhobsonv
Tá confundindo hackers com o povo do PirateBay. :P
Pedro
Aham... E depois vão construir a Estrela da Morte. Ok.
@AntonioVeras
Por que o The Piratebay me veio à cabeça?
Celso
Apoio! Já tô lá no The Pirate Bay fazendo uma doação! :)
Spartan1590
Me parece algo interessante, assim como aquela fracassada ideia dos servidores da Pirate Bay em uma ilha. Se tivesse um dinheiro extra sem dúvidas eu investiria.
Guilherme Reis
Como é que será que eles vão levantar estes bilhões de dólares para lançar estes satélites? Tenho até medo de imaginar, se é que vai sair do papel mesmo!
Exibir mais comentários