Início » Arquivos » Celular » Como o Google conta os Androids?

Como o Google conta os Androids?

Avatar Por

Uma pergunta que de vez em quando nos circunda: como o Google faz o cálculo sobre o número de ativações de aparelhos Android no mundo? Nesse Natal existe a informação de que tanto o sistema deles como o iOS da Apple apresentaram números recordes. Contudo, ainda existe a dúvida sobre a forma como conduzem as estimativas.

Claro que a Apple não vai abrir essa informação. Até porque, no caso deles, a coisa é muito mais simples: um fabricante controla todo o processo. Ligou, conectou na internet, conta como uma ativação.

Galaxy Note: responsável por 1 milhão de ativações | Clique para ver maior

O The Verge, especializado em informática, foi atrás do Google para saber como as ativações são contadas. Pelo que descobriram, a ativação acontece quando o dono do aparelho – seja smartphone ou tablet – abre os serviços do Google pela primeira vez. Pode ser logo na inicialização do dispositivo ou quando abre o seu Gmail ou mesmo o Android Market. Feito o login nos serviços do Google, gira o contador de Androids no mundo.

Para não virar bagunça, cada aparelho tem apenas uma ativação. Se você vender o seu glorioso Xperia Play para outra pessoa, mesmo que faça o hard reset e remova todos os seus dados, quando o futuro proprietário entrar com dados de uma conta Google não vai contar como uma nova ativação.

No Google+ o Andy Rubin, chefe de Android no Google, explicou da seguinte forma: “Ativação significa que você vai até uma loja, compra um dispositivo, conecta ele a uma rede ao assinar um serviço de telefonia sem fio”.

Sendo assim, existe a suspeita de que aparelhos rodando Android em versões muito modificadas, como o Nook ou o Kindle Fire, não entram para a conta do Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Sabaia
Já imaginava...
Lucas Herrera
Tem como ver o IMEI no sistema do aparelho. Sé entrar em configurações, na parte que fala sobre o telefone e depois no estado do telefone (onde mostra a bateria tudo mais). Não falei o nome dos menus certinho porque o meu celular está em português de Portugal.
Thiago Leite
Meu Symbian não trava, ele reinicia.
Guilherme Macedo
Android trava, iOS trava, Symbian trava, MeeGo trava, WebOS trava, Windows Phone trava... em resumo, pelo lógica, todos os sistemas são uma bosta.
Guilherme Macedo
Pq não foram pro Mint e seu Gnome 2?
Caio Alexandre
Aqui no Brasil até o público do low-end já acessa bastante a internet pelo celular.
Bruno Cabral
Por favor, amigo, deixe de usar o Windows antes de fazer esse tipo de comentário sem imparcialidade.[2]
YagoGabriell
Vish..
@brunogdb
Na real, eu estou fazendo algo que preste e testando um port do CyanogenMod 7.2 para Samsung Galaxy Ace que está em fase de testes e estou tentando resolver os bugs, por isso a instabilidade do aparelho.
Thiago Leite
Ubuntu parou de funcionar no PC dos meus pais (sim, eles foram usuários por muito tempo deste SO e se adaptaram bem). Só que a versão do Unity deixou o SO bugadão no PC velho de guerra. Como não tão podendo trocar de máquina tão cedo, voltaram pro WinXP.
Felipe
Esses dias mesmo peguei um Xperia Arc que nunca viu a cor do market, expliquei para a dona o básico e ela ficou feliz da vida
João Vitor
Macumba.
Ramon Melo
Se você remover o underclock e conseguir a tal bateria, sim.
Forbidden_404
Ele simplesmente pega, mas cheio de bug, ow
Forbidden_404
Vish, a única diferença é o quão mais leve seu bolso fica
Exibir mais comentários