Natal de muita alegria para a Apple e para o Google. Alguns dados oficiais e de empresas de consultoria mostram que, durante uma das festividades mais importantes do ano, a quantidade de ativações de smartphones subiu a níveis alarmantes. E o mesmo vale para a quantidade de downloads feitos a partir das respectivas lojas de software do iOS e do Android.

Andy Rubin, chefe de dispositivos móveis no Google, comentou numa rede social que foram 3,7 milhões de ativações do sistema operacional entre os dias 24 e 25. Por ativação, entenda como a primeira vez que o Android roda em um dispositivo móvel. Em geral, o número de ativações tem estado na casa dos 700 mil por dia, ainda de acordo com o executivo.

Na conta do Google não entra o Kindle Fire, que de acordo com a fabricante Amazon vendeu que nem água nesse Natal americano. Quando os números estiverem disponível (se estiverem) teremos uma noção real do sucesso do Android entre os consumidores.

Não há dados oficiais para o desempenho do iOS no período. Na revista Fortune surgiu a informação de que em 25 de dezembro a Apple ativou nada menos que 4,2 milhões de ativações de dispositivos rodando o sistema. No entanto, é preciso salientar que além do iPhone e do iPad também há o iPod Touch rodando a plataforma móvel da Apple.

Ativações de Android e iOS no Natal

A empresa de métricas em celulares Flurry Analytics diz que iOS e Android têm, na média, 1,5 milhão de ativações por dia. Já está bom. No Natal o número registrado por eles cresceu para 6,8 milhões de ativações. E ainda tem economista pessimista dizendo que os Estados Unidos estão em crise (!). A venda de dispositivos móveis mostra o contrário.

Segundo a Flurry, cerca de 392 milhões de downloads foram feitos nas lojas de aplicativos de Apple e Google durante o Natal. A Flurry tira esses números do recurso de métricas presente em 140 mil apps nos dois sistemas. Eles só não dizem quantos downloads cada loja registrou.

Com informações: Apple Insider, BBC, Bits e Flurry

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jean
Eu tenho um low end e ele é ótimo! Um Galaxy 5. Atende todas as minhas necessidades, e só é lento pra jogos ou em aplicativos mais complexos. Mas o custo benefício compensou e muito!
Jean
Windows travando? Só se for num Intel Atom. Windows é muitoooo mais leve e rápido que o OSX. Um Windows num Macbook roda muito melhor que o OSX. #ficaadica
Marco Pacheco
"No entanto, é preciso salientar que além do iPhone e do iPad também há o iPod Touch rodando a plataforma móvel da Apple." Curioso que não comentaram que no caso dos Androids, temos milhares de aparelhos low-end (que acho que em venda superam os high-ends) que são terrivelmente ruins. Então, aos entusiastas do Google, enquanto não houver um report informando o número de ativações em aparelhos high-end, não tem o que comparar com o iOS.
Lucas Herrera
Na minha opinião Djs precisam de um MacBook pra pagar uma. A tampa do computador fica virada pra galera, Pode ser o que for, não tem nenhum símbolo que chama mais atenção do que a maça da Apple. A questão de edição de áudio tudo mais deve ajudar, mas creio que o mais importante é o status da marca.
Thássius Veloso
Um dia eu escrevo sobre isso. :)
Thiago Leite
E ganhar um iPhone um pouquinho depois conta?
@andrelinod
vish
Turdin
Ganhei meu lumia 800 de natal ( de mim mesmo ) o/
Forbidden_404
Minha namorada ganhou um iPhone, mas foi um pouquinho antes =o
Ryo
Comprei meu Galaxy SII justamente no dia 24. Tinha que me dar esse presente! =D
Juno
Rodrigo Fante, tem alguma fonte sobre essa sua afirmação sobre os projetos da Google?
Juno
Thássius, quais seriam suas broncas em relação ao Android?
Rodrigo Fante
Na verdade em número de projetos ele erra mais do que acerta, isso não impede ele de crescer muito, cada vez mais.
Mario
Android eh a melhor coisa que ja inventaram! Com tanta concorrencia no mercado de dispositivos moveis, o preco esta cada vez mais baixo. Agora eu ja posso comprar iPhones e iPods a precos cada vez mais baixos, e aproveitando a qualidade superior dos produtos da Apple!
@amandaclarck
Mas vou te contar, quando o android surgiu, quando ele saiu na veja (sim, eu lia) não achei que vingaria, mas tem se saído muito bem em vendas.
Exibir mais comentários