Parece que foi ontem mesmo que a Samsung anunciou que não iria atualizar seus aparelhos Galaxy Tab e o Galaxy S para o Android 4.0, Ice Cream Sandwich. Mas não, foi sexta-feira passada na verdade. Apesar dos aparelhos mais novos da empresa já terem a atualização para essa versão confirmada, os mais antigos não iriam recebê-la por causa da dificuldade em rodar o TouchWiz. Agora essa decisão pode ser mudada.

Galaxy Tab 7 original: lançado em 2010, mas pode ser atualizado

A informação é desse site de notícias coreano, que diz que depois de ver a enorme quantidade de clientes reclamando, algo que só se equivaleria a uma marcha de pessoas furiosas na direção da sede da empresa segurando tochas e forcados, a Samsung estaria confabulando sobre a possibilidade de atualizar os dispositivos para a última versão do Android mesmo assim. A meu ver, isso deixa a Samsung com duas alternativas.

A primeira alternativa e, infelizmente, a mais provável, é de que a empresa apenas descubra uma forma de rodar a famosa e talvez bastante odiada interface TouchWiz de forma reduzida, sem sequer pensar na possibilidade de retirá-la.

A segunda seria entregar uma atualização pura, sem TouchWiz, disponibilizando, teoricamente, um Android livre de muitas modificações. Mas nesse caso, além da barreira da viabilidade técnica, existe outra: as operadoras. Os aparelhos que foram vendidos bloqueados e com customizações das telecoms ao redor do mundo poderiam, também teoricamente, terem essa customização alterada ou até mesmo removida. Basta que ela faça os acordos certos com as operadoras.

Ainda assim, essa é uma ótima alternativa para a empresa pelo seguinte: essa seria a primeira vez que uma fabricante de celulares Android atualizaria aparelhos antigos para retirar customizações.

Consequentemente, isso abriria precedente fantástico não só para a Samsung mas para a plataforma Android como um todo. Se a Samsung fizer os acordos certos, chutar o balde do TouchWiz e liberar os aparelhos antigos das amarras das customizações com a atualização para o Android 4.0, ela vai conseguir mais clientes e isso deve motivar as demais fabricantes a praticarem o mesmo com seus celulares antigos, para não ficarem para trás em relação à concorrência.

Não sabemos ainda (e não há nenhuma indicação) sobre que lado a empresa vai tomar. Mas vamos acompanhar essa história de perto e publicar seus desenvolvimentos ao passo que eles acontecerem.

E aí, o que você acha? A Samsung seria tola em liberar o update com o TouchWiz? Faz sentido liberar sem? Diga aí nos comentários.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@webcranio
Comprei um Galaxy Tab 7.0 Plus P6210 e estou muito satisfeito, é um excelente tablet. Espero que seja disponibilizada a atualização o quanto antes, pq é o mínimo que a Samsung pode fazer pelos seus clientes
@marciodaniloms
É o nome da customização que a Samsung faz no android de seus aparehos.
RevGe
O que é touchwiz?
Luiz
Parou porque é ignorante ou simplesmente não soube interpretar o texto. Pessoas como você nem deveriam ler os comentários, erros são coisas comuns que não devem ser criticadas dessa maneira!
Marcelo
Nem o 2.3.3 que saiu para aparelhos Vivo, uma vergonha, Tem o problema dos canais digitais de TV brasileiros, e as ligações do telefone em si, se não der problema seria realmente muito bom, tenho 4 aparelhos Samsung: Galaxy Tab. Galaxy SII, Galaxy Note, e Omnia I, não seria, e nem foi um update que me impediu de comprar novos aparelhos. Espero que a Samsung nos respeite como bons consumidores.
Carlos garcia
nessa questão da atualização quem ganha é sempre o cliente !sobre a atualização do android 4.0, a hora que um fabricante atulizar os antigos celular com o robozinho 4.0! sertamente a concorrencia vai em cima!sertamente! ninguem quer ficar para tráz! pessoal! de alguma maneira a primeira empresa que consequir! vai papar muitos clientes do fabricante! essa idéia é genial! e quem ganha é o cliente! o mercado funciona assim! oferta e prucura,custo e benefio! por mais que entrem no mercado modelos novos de celular,o mercado é extremamente enorme!para vendas de celular movel com o robozinho!sendo assim uma forma de fedelizar o cliente,é atualizar o celulares antigos! esse é o pulo do "gato"! a especulação é que faz fomentar o mercado de celular mundilmente! quem teve essa idèia de atulizar o sisema de softer do robozinho foi um gênio do seculo! agora é só esperar para ver pessoal! vai dar muito comentário aida para frente!! uma coias é serta! nenhuma empresa vai querer ficar para traz!e quem ganha é nos! pessoal! sempre foi assim e sempre será!Carlos Garcia [email protected] , contribuindo!
Ramon Melo
No exterior, já tem 2.3 oficial para o Galaxy Tab P1010 (sem 3G e sem TV digital). Não sei por aqui. A versão com TV digital vai dar mais trabalho mesmo, porque ela só existe por aqui e ainda roda em overclock.
@marciodaniloms
Menos invasiva? TouchWiz é péssimo porque se parece com iOS. Motoblur é muito menos invasiva.
@marciodaniloms
Parei no "dez de" o início.
Francisco Viana
O problema é que, com essas ROMs customizadas, perde-se a TV digital, que usa um sistema próprio do Brasil. Aliás, nem sei se em outros países o Galaxy Tab vem com TV.
Rardgi
Só cegos não veem que isso foi puro mkt da Samsung. O Galaxy S tem hw para o 4 e todas as suas variações que virão. Isso foi mais para dar um ar de: "Oooo... Olha como a Samsung ouve seus clientes... Oooo..." Rá, rá! Mesmo assim, vou pegar um SII mês que vem >=D
@ilbolzan
Eu acho jogada de marketing, mas só pra segurar o pessoal comprando. Depois de um tempo eles vão chegar e deizer "é pessoal, tentamos, mas não rolou" assim como faz a Motorola.
@febox
Só um adendo: a Touchwiz é a melhor launcher disponível para Android - incluindo as pagas. Não confunda Touchwiz com Motoblur e afins.
Felipe W. Smith
Realmente eu me enganei... o que a Snoy fez em alguns aparelhos foi trocar o mediascape e algumas interfaces do sistema (tipo a da camera)... no entanto o timescape continua la.... flaha minha... sorry =/
Ramon Melo
Se a Samsung usar a interface padrão, vai ficar igual aos xing-lings e isso não seria interessante para a marca, já que ela perderia sua identidade. Aliás, o usuário leigo não sabe diferenciar SO de interface, portanto ele veria os aparelhos como idênticos e associaria todos os defeitos dos xing-lings aos Galaxies. Aliás, de onde você tirou que o TouchWiz é ruim, seu Rafael? Eu uso ela no Galaxy Player e só tenho elogios à praticidade e à usabilidade dela. A experiência tem sido extremamente satisfatória e superior ao Android da Sony e da Motorola e ao iOS.
Exibir mais comentários