Início / Arquivos / Gadgets /

Integre qualquer coisa à internet com o Twine

Projeto inovador de automação pessoal é lançado por recém-formados do MIT

San Picciarelli

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Falando em nome de muitos, me atrevo a dizer que um dos últimos e mais cobiçados desejos do bom geek é a automação pessoal. Não é? Ensinar virtualmente qualquer objeto a conversar com a internet e executar uma função em particular é, sem sombra de dúvida, um oásis a ser conquistado.

Felizmente, tudo isso está bem mais próximo de nós e vai depender apenas de quem quiser apoiar um super projeto lançado essa semana no KickStarter.

A SuperMechanical – nome ultra-joinha – foi criada por David Carr e John Kestner, dois recém-graduados em Engenharia de Designs pelo MIT que se juntaram para fazer com que “os objetos possam se conectar conosco”.

Seu novo projeto é o Twine, um dispositivo inteligente que é capaz de coletar informações através de quatro sensores e comunicar tudo com a internet por meio de filtros de ação especialmente simples de serem criados.

A ideia é que o usuário não tenha qualquer trabalho em configurar a traquitana do jeito que bem quiser. O único limite para o rústico gadget é realmente a nossa imaginação.

Twine

Às primeiras vistas você diria que o aparelho não passa de um calço para portas ou de um peso de papel feito de plástico. Dentro dele, entretanto, você vai encontrar além da conexão WiFi:

  • Sensor térmico: mede a temperatura ambiente;
  • Acelerômetro: mede vibração, impacto e detecta movimento;
  • Interruptor magnético: pode ser ativado, com o abrir e fechar de portas ou então ao se pisar em um degrau, por exemplo.
  • Placa de breakout: oferece entradas e saídas, tanto analógicas quanto digitais e que conecta toda a mágica.

Um aplicativo de internet extremamente simples – para não dizer rudimentar, mas nem por isso menos funcional – foi criado para que se possa configurar o Twine para executar uma miríade de funções.

Até o momento, o Twine dá suporte à mensagens curtas via celular (SMS), Twitter, Email e chamadas configuráveis via HTTP, para o caso de você já estar matutando idéias estranhas.

Dê uma olhada no vídeo abaixo onde os rapazes apresentam o projeto. Agora, imagine só o que podemos fazer com um brinquedinho desses…

Alguma ideia interessante? Eu já quase consigo ouvir os projetos mais malucos.

Conheça mais e descubra como apoiar o Twine no Kickstarter.