Você já parou para pensar qual é o perfil de quem usa o iPhone e de quem usa smartphone rodando Android? Um levantamento feito pela empresa Xyologic considerou as lojas de aplicativos de ambas as plataformas, cada um tendo os 150 aplicativos mais baixados mapeados em uma listagem para procurar pontos em comum. A conclusão: o iPhone serve para games enquanto o Android está mais voltado para apps normais.

Primeiro, o iPhone. Dos 150 aplicativos mais baixados, nada menos do que 100 são títulos de jogos. Tem de tudo, com produções de empresas como Ngcomo, Gameloft, Big Fish, Chilingo, Rovio (a do Angry Birds) e várias outras. No ano passado, o mesmo levantamento mostrou que 79 dos apps mais baixados eram jogos. Durante o período de um ano, o interesse por jogos parece ter aumentado na loja da Apple.

Já o Android Market teve 85 aplicativos convencionais entre os mais baixados. Os jogos figuram na lista com 65 títulos, bem menos do que no iOS. Foram 91,5 milhões de downloads de apps normais em novembro contra 33,4 milhões de jogos. Um ano antes havia ainda menos games na lista do top 150 fornecida pela Xyologic: apenas 34 jogos, com 116 apps normais.

Entre as empresas líderes em produção de apps no Android figura o Google (proprietário da plataforma), Adobe, Skype, Rovio (Angry Birds!), Yahoo, Pandora e a operadora americana Verizon, entre outros.

Alguns especialistas dizem que a Nintendo deveria apostar no iOS como plataforma de games. Por sua vez, a gigante diz que produz hardware e software dos jogos dela. Ao que parece, está perdendo o bonde, tendo em vista o interesse dos donos de iPhones em títulos de entretenimento para o smartphone.

Com informações: GigaOM

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Priw
"Não se compara". Matou as aulas de português, pelo visto. :-p
Thiago Piacenso
Falando besteira cara. o mercado de games pra smartphones cresce a cada dia. Não tem só jogos casuais não. faça sua lição de casa primeiro. o motivo dos gráficos de smartphones evoluirem são pra isso.
Thiago Piacenso
Vai chorar? tem jogo no Google play pq então?
Thiago Piacenso
Era só o q me faltava usuário de Android soltar uma pérola dessas q se quiser jogar procure um console. Puro ressentimento pq sabe que iOS é a plataforma mais visada pelos developers de games móveis. E quanto aos jogos, tá falando mais besteira q só tem jogo casual. Gameloft, Ubisoft e várias outras fazem jogos ótimos pra iPhone e a tendência é aumentar ainda mais com o aumento de tela. O choro é livre, e se a Nintendo desenvolver com a Apple cabou com o Travoid.
Thiago Sacramento
vish
Marcos
Comprem um console, nada mais.
Thássius Veloso
Maurício, acho que você entendeu errado. O levantamento fala, para ambos os sistemas, dos 150 softwares mais baixados nas respectivas lojas. Android: 85 apps convencionais; 65 jogos (total de 150) iOS: 50 apps convencionais; 100 jogos (total 150)
@mauriciomdea
Peraí, vocês mostram uma pequisa que aponta que 100 dentro das 150 apps mais baixadas para iOS são jogos. Isso dá 66,66% de jogos. Aí dizem que, na mesma pesquisa, 65 das 85 apps mais baixadas para Android também são jogos. Isso dá 76.47% de jogos. Daí vocês chegam a conclusão que usuários de iOS baixam mais jogos do que usuários de Android? Oi? Não sei se vocês mataram as aulas de matemática no colégio porque, afinal, iriam fazer ciências humanas, comunicação, jornalismo e tal, mas aqui fica uma dica: Não se comparam valores absolutos entre universos de amostragem distintos. Traduzindo para os leigos: não se comparam maçãs com laranjas.
Rodrigo Fante
"-Em informática, um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios." Qual desses "malwares" tem esse comportamento? Concordo que o Market é um ambiente de ninguém, sem dono e deixa os usuários a escura, porém vírus não existe, ainda.
Rodrigo Fante
Do seu comentário, talvez se respondesse com mais de uma linha e argumentasse ajudasse, há tempo ainda de tirar a imagem que passou.
TatoGomes
Um jogo "de verdade" pra mim é aquele que oferece todas as opções para um jogabilidade comparável a de um console portátil, por exemplo. Não sei como está essa versão portada do GTA3 (que é um jogo de muitos anos atrás, btw), então vou comentar sobre um que tenho e gosto de jogar: PES 2012 (Android) O jogo te oferece um direcional e dois botões. Você consegue, basicamente, correr, tocar, cruzar e chutar. E só. É uma evolução e tanto, de fato. Mas comparar com o jogo "de verdade" é demais pra mim. Só minha opinião, aliás. Não sou dono da verdade e nem quero ser...
TatoGomes
Espero que esse comentário bastante imbecil e hostil não tenha sido dirigido a mim. Não sei de onde vc tirou isso.
Ramon Melo
Penso exatamente a mesma coisa. :)
Ramon Melo
A tela poderia estar com defeito, o que seria um problema da unidade e não do aparelho. E se o aparelho era ruim, por que a pessoa ficou com ele? O que não faltam são bons aparelhos com Android, nas mais diversas faixas de preços possíveis. Não existe nenhum desincentivo aos jogos no Android, além, obviamente, da pirataria e da competição desleal dos apps gratuitos.
Daniel
Que não roda nem Android nem iOS. Eu jogo no meu PSP véio, versão 2003.
Exibir mais comentários