Ao que parece monitorar o peso de astronautas é particularmente difícil no espaço por que, veja bem, a ausência de gravidade não deixa que eles se pesem. Um método alternativo para isso foi criado em 1965, mas ele ocupa bastante espaço dentro dos módulos espaciais, então uma alternativa a essa alternativa é muito bem vinda. E foi isso que um grupo de cientistas europeu conseguiu com o Kinect.

O estudo é fruto do esforço de cientistas da Eurocom, na França, em colaboração com cientistas do ITT na Itália. Para conseguir monitorar o peso de um astronauta, eles primeiro criam uma imagem 3D do corpo dele usando o sensor de de profundidade do Kinect. Depois, com base nessas dimensões e na média de peso de 28 mil pessoas, o sistema calcula a massa do astronauta com 97% de precisão e uma margem de erro de 2,7 kg.

Os próprios cientistas da NASA já deram uma olhada no projeto e disseram ser viável, embora necessite de alguns ajustes. Apesar da margem de erro ser comparável com o atual sistema, a principal vantagem dele segundo a NASA será o menor uso de espaço útil, que poderá ser redirecionado a outros experimentos ou equipamentos.

Os hacks do Microsoft Kinect servem para os mais variados propósitos, desde puro entretenimento a auxiliar médicos em operações. É possível chutar com alguma certeza que a lista de usos “fúteis” do sensor é maior do que a lista de usos realmente úteis. Esse novo desenvolvimento certamente faz a balança tender para o lado dos usos que vão fazer diferença.

Com informações: NewScientist.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ruy Acquaviva
É mecânica clássica, primeira e segunda lei de Newton. Os dinamômetros são usados aqui na Terra mesmo para medir o peso de objetos. No caso como não existe aceleração da gravidade, medir a força necessária para acelerar um corpo (no caso o dos astronautas) do repouso até uma certa velocidade é equivalente a medir a força produzida pela gravidade sobre o mesmo corpo. Isso é mais difícil do que desenvolver um complicado algoritmo para o Kinect? Essa forma de medição é menos precisa do que calcular o pedo em função do volume? É umpraticável puxar um astronauta do repouso até uma velocidade pequena usando um dinamômetro? 1 - Existem dinamômetros digitais extremamente precisos (e leves e baratos) 2 - Esses dinamômetros registram as forças medidas e pode fornecer dados para o computador elaborar um gráfico. 3 - Um simples cronômetro ode ser usado para calcular a velocidade final atingida. Impraticável? Isso é feito em aulas de práticas de física usando um aparelho chamado "trilho de ar" para reduzir o atrito do corpo com a superfície de apoio. No espaço não precisa haver uma superfície de apoio.
Caio Everton
Obviamente, isso não funciona na prática. Do contrário, estariam usando.
Guilherme Macedo C.
Sim, liberou mesmo, mas não tenho certeza se os softwares e o driver são de código aberto. O da PrimeSense é. Isso seria melhor pra adaptar ao equipamento.
@garibeirobr
Já jogou Kinect Fruit Ninja?
Diego
Você captou bem o que eu disse. É exatamente isso.
Ramon Melo
Tem razão, você está certo e a NASA está errada.
Rafael
tem gente aqui que tem chumbo no corpo, só pode ser isso.
Euzx
Pq vc não trabalha na NASA?
@Vinicius_Tass
O Espaço q vai ganhar com o kinect dava pra colocar uma TV de LCD e um xbox pra eles passarem tempo neh!
Yangm
A MSFT não tinha liberado o Kinect para que fizéssemos o que bem entendermos?
Ruy Acquaviva
Uma balança não vai funcionar no espaço por causa da ausência da aceleração da gravidade. Porém a massa pode ser medida facilmente com o uso de um dinamômetro, medindo-se a força necessária para levar o corpo do astronauta do repouso até uma certa velocidade. Um cálculo simples pode partir da força usada para a aceleração (medida no dinamômetro) e chegar à massa total deslocada. Da massa basta aplicar a aceleração da gravidade (1G = 9,8 m/s^2) para se chegar ao peso equivalente na gravidade normal da Terra. Um dinamômetro é um equipamento bastante simples, mas faria o serviço melhor do que o kinectic por uma pequena fração do preço.
Guilherme Macedo C.
Tecnologia é da PrimeSense e a empresa israelense tbm licenciou pra Asus. Só explicaria usar o Kinect se eles estão usando o software proprietário da Microsoft (o que acho q não está acontecendo... ou está?), senão, seria muito melhor usar o produto da Asus e o kit da própria PrimeSense, que é multiplataforma e próprio pra computadores.
Diego
Esses hacks do Kinect são um belo marketing para a Microsoft. Se ela tem dedo nisso eu não sei, mas não acho que o aparelho faça nada que não fosse possível com outra câmera 3D qualquer, junto com o software certo.
Diego
Olha, o texto diz que o sistema tem 97% de precisão, mas eu duvido que se possa avaliar o peso só pela imagem. Eu sou um gordo com experiência de um quarto de século na área de "pesar mais ainda do que parece" e sei do que estou falando.
Blek Zarioky
O kinect tem potencial pra caramba pra esse tipo de coisa. É um dispositivo consideravelmente pequeno que é capaz de realizar medições e monitorar movimentação num espaço tridimensional até bem. Por outro lado, pra jogar ele é uma porcaria e é isso aí.