Aparecem na rede as primeiras capturas de tela do Windows 8 em uma de suas builds mais atuais, a de numeração 8172. E o que mudou? Você me diz, depois de ver as screenshots com muita atenção. As imagens foram divulgadas pelo site Microsoft News depois de aparecerem em um fórum aparentemente voltado para chineses interessados em discutir as novidades da Microsoft.

Configurações do PC

Windows Explorer com Ribbon

Transferência de arquivos

Área de trabalho

Anteriormente a gente já tinha falado das builds de numeração 7850 e 7955. As coisas continuam muito parecidas, dando a entender que a Microsoft está ficando satisfeita com o trabalho desenvolvido até agora. No entanto, não dá para descartar uma mudança brusca de interface no sistema operacional em futuras builds – eles podem estar guardando o ouro para o final do longo processo de criação de um novo Windows. Existem boatos de que vai sair o primeiro beta público em fevereiro do ano que vem.

O que mais me chama a atenção no Windows 8 são as janelas. Repare que, depois do Windows Vista e do Windows 7 apostando em cantos arredondados, na próxima versão do sistema voltam as bordas retangulares. De onde vem isso? Caso algum leitor tenha a resposta, não esqueça de me contar nos comentários.

O botão Windows continua muito feio nessa cor cinza. E acho que vai ter gente com dificuldade de se adaptar ao menu lateral em dispositivos touch (conforme você vê no último screenshot).

Também dá para ver o Explorer com o recurso Ribbon. Ele foi apresentado no Office 2007 e ganhou força no Office 2010. Ainda assim, continua sendo odiado por muitos usuários da suíte de produtividade da MSFT (Microsoft). Devo dizer que eu me adaptei muito bem à interface Ribbon e admito: cumprir tarefas fica mais fácil tendo os recursos mais usados a um clique de distância e com menu contextual inteligente.

Enfim, uma build que mostra a consolidação do trabalho em torno do Windows 8.

A propósito, desconfio seriamente de que “Windows 8” será o nome do próximo Windows. Como na própria MSFT eles têm usado o termo para se referir ao sistema, vamos adotando por aqui. Mas não duvido de que venha “Windows Sant”, “Windows Geschenke” ou algo assim pela frente.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Meneses
Uma prova do que eu estou falando: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/16866-como-travar-o-windows-7-com-uma-simples-tag-html.htm#ixzz1hBmjsNiS
Jean
O problema é que vc tem que gastar uma fortuna pra comprar junto o hardware de segunda da Apple. Fico com Windows.
gokernel
Essa caracteristica da janela quadrada parece que foi dasabilitado o visual arredondado ... para quem não sabe, até o windows 98 pode-se fazer janelas com cantos arredondados. Para criar uma janela arredondada se o OS exibe como default quadradadona, para quem é desenvolvedor WIN32 é só forçar assim: ------------------------------------------------- Ao criar uma nova janela: HRGN hrgn = CreateRoundRectRgn ( 0, 0, win_w, win_h, 25, 25 ); SetWindowRgn ( win, hrgn, TRUE ); Link com -lgdi32. Até no window 98 funciona. ;) -------------------------------------------------
Nicolas Catalani
Hackintosh FTW!
@garibeirobr
O Windows não é mais baseado no DOS desde o XP.
EDI LOPES
Se me perguntarem se prefiro MAC ou Windows eu vou dizer que prefiro MAC. Nao pq ele eh essa superioridade toda que alguns desinformados teimam em afirmar, mas o que me atrai no MAC eh a beleza da interface do SO. Em relacao a performance eu nao vejo diferenca alguma, alias no windows acoes do Photoshop sao executadas bemmmmmm mais rapido. O Mac que uso ja deu "tela Azul" 4 vezes (ate tirei uma foto) para nao dizer que to mentindo. Gosto do Windows pela variedade de programas, mas o visual dele deixa muito a desejar. Pra finalizar quero montar um windows com i7 pra mim, pois ha coisas no meu trabalho que eh bem mais rapido fazer no windows do que no MAC.
Thiago Sabaia
Estou curtindo bastante o Windows 8, mais acho que ele só vai ficar legal em computadores com monitor touchscreen ou tablets.
Lucas Meneses
Acho que muitas pessoas não irão gostar do visual metro. Eu mesmo achei muito estranho, acho que o windows tem que continuar copiando o KDE rsrs
Lucas Meneses
Usuário de windows (não todos) não conhece o sistema, instala qualquer besteira que vê pela frente, tem uma diferença entre usuário linux e windows. Não estou falando de todos, estou falando do "bonde do clica e vai". Até hoje nunca vi nem tela azul e nem kernel panic mas sei que a tela azul ocorre por conta do sistema. @danielfranca "...desde o Windows XP que o Windows passou a ser um sistema razoavelmente estável." kkkkkk essa foi boa rsrs "Aliás, de nada adianta usar o kernel Linux com um monte de softwares beta eternos e aquela colcha de retalhos que é são grande parte das distribuições GNU/Linux." Essa ai eu não entendi, não sei que linux você usou para dizer isso.
Luandersonn
O melhor que não precisará de um "supercomputador" para rodar!
Leandro de souza
Cai entre nós : o basic do windows starter e de versoes sem placa de video adequada sao mto feiass!! Gostei mto deste aero lite
Thássius Veloso
Olha, eu costumo pesquisar bastante antes de optar por um ou outro aplicativo. A impressão que eu tenho é que, com a App Store, os devs ficaram ainda mais próximos da Apple. Mas isso já existia de antes. Pixelmator, CyberDuck, Twiterrific e outros de software houses já existiam antes da Apple inauguram a loja para o OS X.
Blek Zarioky
Olha, pelas funções e pela usabilidade eu tô gostando muito do Windows 8 até agora, mas só eu achei um retrocesso essa interface nova comparando ao 7? Não tem mais transparência, todo esse esquema do Aero tá muito estranho sem a transparência que tinha antes, os títulos centralizados ficaram muito esquisitos e esses botões de Fechar/Maximizar/Minimizar deus me livre. Ainda bem que eu não vivo sem deskmodding, porque isso aí até agora tá bem feio.
vinnicius
Agora a sessão "Mais detalhes" vai conter mais detalhes, muito bom.
vinnicius
Eu não sinto falta de nada, juro. Sempre tem uma alternativa equivalente ou melhor.
Exibir mais comentários