Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Windows 8 build 8172 capturado em imagens

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Aparecem na rede as primeiras capturas de tela do Windows 8 em uma de suas builds mais atuais, a de numeração 8172. E o que mudou? Você me diz, depois de ver as screenshots com muita atenção. As imagens foram divulgadas pelo site Microsoft News depois de aparecerem em um fórum aparentemente voltado para chineses interessados em discutir as novidades da Microsoft.

Configurações do PC

Windows Explorer com Ribbon

Transferência de arquivos

Área de trabalho

Anteriormente a gente já tinha falado das builds de numeração 7850 e 7955. As coisas continuam muito parecidas, dando a entender que a Microsoft está ficando satisfeita com o trabalho desenvolvido até agora. No entanto, não dá para descartar uma mudança brusca de interface no sistema operacional em futuras builds – eles podem estar guardando o ouro para o final do longo processo de criação de um novo Windows. Existem boatos de que vai sair o primeiro beta público em fevereiro do ano que vem.

O que mais me chama a atenção no Windows 8 são as janelas. Repare que, depois do Windows Vista e do Windows 7 apostando em cantos arredondados, na próxima versão do sistema voltam as bordas retangulares. De onde vem isso? Caso algum leitor tenha a resposta, não esqueça de me contar nos comentários.

O botão Windows continua muito feio nessa cor cinza. E acho que vai ter gente com dificuldade de se adaptar ao menu lateral em dispositivos touch (conforme você vê no último screenshot).

Também dá para ver o Explorer com o recurso Ribbon. Ele foi apresentado no Office 2007 e ganhou força no Office 2010. Ainda assim, continua sendo odiado por muitos usuários da suíte de produtividade da MSFT (Microsoft). Devo dizer que eu me adaptei muito bem à interface Ribbon e admito: cumprir tarefas fica mais fácil tendo os recursos mais usados a um clique de distância e com menu contextual inteligente.

Enfim, uma build que mostra a consolidação do trabalho em torno do Windows 8.

A propósito, desconfio seriamente de que “Windows 8” será o nome do próximo Windows. Como na própria MSFT eles têm usado o termo para se referir ao sistema, vamos adotando por aqui. Mas não duvido de que venha “Windows Sant”, “Windows Geschenke” ou algo assim pela frente.

Com informações: Engadget