Arquivos Aplicativos e Software

Firefox 9 tem JavaScript 30% mais rápido, garante Mozilla

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Já está na versão 9.0.1

Como você bem sabe, nessa semana a Mozilla liberou a nova versão do Firefox. Tudo muito bem, muito bom, com direito a contrato prorrogado com o Google para que o buscador permaneça como padrão na barra de busca do navegador. Mas e a promessa de que o browser seria mais eficiente que as versões anteriores? De acordo com a Mozilla, dá para dizer que o sucesso foi alcançado no FF9.

De acordo com a Mozilla em um artigo publicado nessa semana, o grande trunfo do Firefox 9 reside no que eles chamam de Type Inference. Confesso que não conheço todos os detalhes sobre o funcionamento do navegador, mas pelo que a Mozilla divulga o Type Inference “analisa o código do software e monitora os tipos de valores conforme o software os executa”. As informações geradas pelo Type Inference são utilizadas no compilador JIT a fim de gerar um código mais eficiente.

O motor de JavaScript do Firefox 9, chamado de SpiderMonkey, recebeu melhorias no recurso de Type Inference para carregar e rodar imagens, gráficos 3D e vídeos de maneira mais rápida. Resultado: a navegação como um todo fica muito melhor.

Abaixo você vê o gráfico disponibilizado pela Mozilla mostrando o desempenho do Firefox na oitava e nova iterações. Realmente, pelos testes apresentados, dá para ver que o software ficou melhor.

Testes realizados pela Mozilla

E a sua experiência com o Firefox 9? Alguns dias depois de instalá-lo, você percebe que o aplicativo está mais rápido e estável? Deixe suas impressões nos comentários.

De minha parte, todo mundo sabe que sou adepto do Google Chrome porque este é o navegador que melhor atende minhas necessidades (além de ser rápido). Testei o Firefox por um tempo e posso dizer que a experiência de uso ficou mais veloz, principalmente quando muitas abas abertas. No entanto, o Chrome continua imbatível para mim.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque