Arquivos Celular

Sony Ericsson explica por que a atualização do Android demora

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Uma das perguntas que usuários de Android provavelmente mais fazem é: quando meu celular será atualizado? E eles fazem essa mesma pergunta também para as fabricantes dos seus celulares, já que a grande crítica desse processo é a demora das empresas em liberar tais atualizações. A Sony Ericsson, talvez para evitar mais dor de cabeça com clientes ansiosos, decidiu mostrar exatamente os motivos pelos quais essa demora acontece.

O processo é lento por que envolve três grandes passos: a adaptação do código-fonte original, a certificação e a aprovação das operadoras e do próprio Google. Você sabia, por exemplo, que o código-fonte do Android vem originalmente com suporte a processadores da Texas Instruments? Todas as fabricantes que usam um conjunto de hardware diferente desse precisa adaptar o código-fonte para seus próprios componentes. No caso da Sony Ericsson, eles precisam adaptar o Android para os chips da Qualcomm, que estão nos celulares da linha Xperia.

Mais detalhes estão disponíveis nesse post no blog oficial da Sony Ericsson no Brasil. O texto é gigante, realmente detalhando essas três fases e oferece uma perspectiva inédita para quem achava que é só pegar o código-fonte do Android, compilar e jogar nos smartphones.

A explicação original foi publicada no blog americano da Sony Ericsson no começo do mês, obviamente em inglês. Mas agora que ele foi traduzido achei relevante trazê-lo a tona, o que deve ao menos acalmar os afoitos corações de usuários esperando por atualizações.

Dica do Henrique Martin, daquele ZTOP. Valeu, Henrique!

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque