Instalação no Mac

Mais uma versão do Mozilla Firefox está na praça para download. Quer dizer, não na praça, mas nos servidores da desenvolvedora, que ainda não anunciou publicamente a chegada do FF 9 (reza a lenda que o certo é chamar de “FX”). Se você quer testar o novo navegador antes de todo mundo, a hora é agora.

Sem enrolação, aí estão os links para download direto do software em PT-BR:

A Mozilla ainda não liberou a atualização para quem já tem o Firefox instalado. Ou seja, não adianta ir no menu “Sobre” e forçar o update porque ainda não está funcionando dessa forma. O único jeito de colocar o Firefox na sua máquina é baixando dos links acima e instalando manual. Nenhum grande trabalho no Mac, bastando apenas arrastar o aplicativo para a pasta de Aplicativos e confirmar a substituição. Não sei em que pé fica a instalação no Windows e no Linux.

Também não foi publicada a lista de novidades presentes no Firefox 9. Além das correções de bugs, a Mozilla deve colocar nessa página as demais mudanças no software.

Pelo menos na parte visual eu não reparei em nenhum grande novidade. Continua a mesma coisa: interface cinza, sóbria no sistema operacional da Apple.

As melhorias no motor JavaScript haviam sido anunciadas pela Mozilla faz algum tempo. A companhia promete que esse Firefox será até 30% mais eficiente. Para tanto, módulos do SpiderMonkey foram fatiados, a fim de que cada um deles recebesse a devida atenção dos engenheiros da Mozilla.

Ainda no OS X, o suporte a gestos do tipo swipe foi melhorado.

Atualizado às 11h40