Imagine um mundo em que as casas criam sua própria eletricidade, em que todas pessoas estão conectadas à web, senhas e spam farão parte do passado e computadores serão capazes de ler a mente de seus usuários. Coisa de ficção científica? Para a IBM, este cenário deverá ser realidade antes do que se imagina. 2016, para ser exato.

A Big Blue lançou na última segunda-feira uma série de vídeos chamada “Next 5 in 5” em que mostra sua visão para o desenvolvimento das tecnologias para a próxima meia década.


(Vídeo do YouTube)

Nos vídeos, a empresa afirma que em breve casas poderão ter todo seu suprimento de eletricidade garantido pelo movimento dos passos de seus habitantes ou até mesmo gerado pela força da água pelo encanamento. Senhas vão entrar para a história graças a sistemas de reconhecimento biométrico e spams serão esquecidos graças a filtros cada vez mais inteligentes. Já a inclusão digital será completa graças a dispositivos móveis, que permitirão que comunidades mais isoladas tenham acesso à web.

No tópico relativo à capacidade de ler mentes, a empresa afirma que alguns equipamentos médicos já são capazes de reconhecer ondas cerebrais, e que a compreensão de seu funcionamento poderá fazer com que no futuro dispositivos eletrônicos poderão ser controlados apenas com o cérebro.

“Pesquisadores da IBM estão pesquisando como ligar seus gadgets a computadores ou smartphones. Então você só precisará pensar em telefonar para alguém para isso acontecer”, afirma o vídeo em um momento especialmente assustador.

Com informações Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vayne Solidor
toda essa tecnologia já existe a tempos, mas as empresas estão quase todas mais interessadas em tirar leite de pedra, enquanto não tiram 110% de lucro possível da tecnologia atual eles não avançam pra próxima... já estou em 2016, e foda-se, nada disso existe ainda, poucas empresas se empenham em trazer progresso acima de lucro!
Vayne Solidor
estou em 2016, não existe isso ainda...
Vinnicius
BlueScreen nos dois "dispositivos"?
Maikon
Ou seja, as pessoas vão ficar mais alienadas as suas mentes com a aparente sensação de estarem exercendo o domínio sobre os seus próprios pensamentos, onde, atualmente, não podem nem se quer dar conta de seu estado volitivo mental da existência. Vai ser o caos!
Wosth
Acesso automático ao RedTube? Como Assim!? AUAHSUAH
Likan
porra, tem coisa ai que eu tô pesquisando como fazer desde o inicio do ano. não sei se fico feliz ou triste com essa previsão da IBM. =/
Ramon E. Ritter
Que nada! A IBM prometeu para 2016 justamente por que sabe que o mundo termina em 2012... ;)
Ramon E. Ritter
Talvez até saia algo assim em laboratórios. Para venda em larga escala não acredito que seja possível tão cedo...
@daniellpita
Esse recurso de leitura de mente será usado apenas para o bem. Todos terão acesso fácil, porque essa tecnologia custará barato, além dos governos que, hoje autoritários, deixarão que todos desfrutem do livre arbítrio e não existirá nenhum tipo de tortura, muito menos pra saber o que se passa na cabeça de um preso de guerra, até porque, guerra será coisa ultrapassada. E fico feliz em saber que eles pensam em gerar energia através da tubulação das moradias, essa coisa de painel solar não funciona...
@brunogdb
OLHA A SKYNET AÍ GENTE
Yangm
O problema vai ser com as pessoas confusas...
fabiano ?
Que bom, o mundo não vai acabar em 2012!
Bestknighter
Acredito que sim. Estamos entrando na Quarta Revolução Industrial, ou melhor, Segunda Revolução Tecnológica.
@maia_uendry
Bestknighter, penso da mesma forma que você. As inovações estão ficando claramente mais rápidas de dois anos pra cá... Seria um começo da revolução tecnológica?
fabiano ?
No fap fap
Exibir mais comentários