Imagine um mundo em que as casas criam sua própria eletricidade, em que todas pessoas estão conectadas à web, senhas e spam farão parte do passado e computadores serão capazes de ler a mente de seus usuários. Coisa de ficção científica? Para a IBM, este cenário deverá ser realidade antes do que se imagina. 2016, para ser exato.

A Big Blue lançou na última segunda-feira uma série de vídeos chamada “Next 5 in 5” em que mostra sua visão para o desenvolvimento das tecnologias para a próxima meia década.


(Vídeo do YouTube)

Nos vídeos, a empresa afirma que em breve casas poderão ter todo seu suprimento de eletricidade garantido pelo movimento dos passos de seus habitantes ou até mesmo gerado pela força da água pelo encanamento. Senhas vão entrar para a história graças a sistemas de reconhecimento biométrico e spams serão esquecidos graças a filtros cada vez mais inteligentes. Já a inclusão digital será completa graças a dispositivos móveis, que permitirão que comunidades mais isoladas tenham acesso à web.

No tópico relativo à capacidade de ler mentes, a empresa afirma que alguns equipamentos médicos já são capazes de reconhecer ondas cerebrais, e que a compreensão de seu funcionamento poderá fazer com que no futuro dispositivos eletrônicos poderão ser controlados apenas com o cérebro.

“Pesquisadores da IBM estão pesquisando como ligar seus gadgets a computadores ou smartphones. Então você só precisará pensar em telefonar para alguém para isso acontecer”, afirma o vídeo em um momento especialmente assustador.

Com informações Mashable

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados