O Facebook está testando uma nova maneira para que consumidores interajam com as marcas devidamente representadas na rede social. Aparentemente em testes somente para empresas asiáticas, a apareceu nos últimos tempos a opção de liberar o envio de mensagens entre as partes. Acaba, portanto, a necessidade de postar no mural de uma empresa para estabelecer o primeiro contato com seus funcionários que fazem o atendimento nas mídias sociais.

Existe a possibilidade de que somente asiáticos tenham visto o recurso devido aos fuso horários de lá e de cá, no Ocidente. De qualquer forma, temos uma prévia de como pode ser a comunicação entre consumidores e empresas num futuro próximo.

Aceita receber mensagens de fãs?

Pelo que se sabe até o momento, o internauta tem que ir na página da empresa que habilitou o recurso e ele, em primeiro lugar, enviar a mensagem direta (nome copiado do Twitter na cara dura por mim). Quando os representantes da companhia receberem o email alertando sobre a conversa iniciada por meio da rede social, aí sim eles estão aptos a responder a mensagem. Não existe possibilidade da empresa começar o diálogo; pelo menos não no recurso que os asiáticos têm visto em funcionamento.

O The Next Web bem nota que a mudança no Facebook, num futuro próximo, talvez signifique menos reclamação nos murais das empresas que estão no Facebook – para alegria principalmente das operadoras de telefonia, que sofrem muito com o comportamento do consumidor brasileiro. Por outro lado, pode ser que reclamações legítimas sejam omitidas também graças à ferramenta de envio de mensagens.

No Twitter também tem como empresas e consumidores entrarem no diálogo. Vira e mexe, quando tenho reclamações para enviar à minha operadora de banda larga, envio por DM. Eles me seguem e eu os sigo. O contato costuma ser bastante proveitoso, principalmente quando o assunto é técnico.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Natalia
Olá, Você sabe se atualmente há uma forma de mandar mensagem aos fãs? Você considera que enviar mensagem pelo perfil da página (o que acaba sendo bloqueado pelo face dependendo da quantidade) é muito ruim? Preciso convidar os fãs a migrarem para a nova página e não sei bem como fazer isso de forma eficaz. Alguma sugestão? Obrigada.
Thássius Veloso
Não, por mim.
@brunosr23
/\ (nome copiado do Twitter na cara dura por mim) POR MIM POR MIM
paulorazia
A "dona vivo" nao responde reclamaçoes no RECLAME AQUI a uns anos... So da gente reclamando do atendimento, aparelhos que nao vieram, ou tiveram defeitos e nao foram trocados, e o cancelamento de planos que nao aconteçe. PS; a vivo foi so um exemplo, a coisa nao muda tanto em outras operadoras. PS: uso como numero principal a vivo, por isso citei ela. Tenho ate uma reclamação de 2009 numca respondida...
Fer
É isso ai!! Isso me lembrou, tenho de ir xingar muito no Facebook sobre o serviço PORCO da Via Embratel! Uma vez por mês fica sem conexão e a SEIS meses não fazem a merda da portabilidade de número!
Fer
Sinto muito, mas não copiaram o nome do Twitter coisa nenhuma, basta ler a porcaria da photo que vocês postaram, é PRIVATE messages, não DIRECT messages!
Gabriel
Se você liga para reclamar, não é o melhor remédio. Se vai na fanpage reclamar no mural, não é o melhor remédio... E as "coitadas" das operadoras de telefonia brasileira é que deixarão de sofrer com as nossas reclamações. Colocam à disposição diversos canais de comunicação que não resolvem os nossos problemas e as empresas que sofrem com isso? Quem sofre é quem paga por esses serviços porcos, seja pós-pago ou pré-pago.
Thássius Veloso
Xingar muito no Twitter e Facebook nem sempre é o melhor remédio. Tomara que, com as mensagens privadas, as coisas se resolvam sem que o usuário tenha que ir na fanpage reclamar a plenos pulmões – ou dedos, sei lá.
Bárbara
" para alegria principalmente das operadoras de telefonia, que sofrem muito com o comportamento do consumidor brasileiro." As empresas é que sofrem com o nosso comportamento???? Pelo amor de Deus....
Turdin
Isso sim vai ser útil, as vezes era dificil demais contatar as empresas
Yangm
Parece ser bonitinho, mas vamos ver na prática...
Gabriel
Prevejo conversas que nunca serão respondidas pelas empresas... Em breve bloquearão a possibilidade de reclamar no mural, tudo para agradar as empresas.
@william_xn
Excelente! As redes sociais estão se tornando um bom depósitos de elogios, sugestões e principalmente críticas e reclamações para as empresas.
EDI LOPES
Ótimo isso, mas seria legal a empresa entrar em contato tb, tem horas que eh preciso. Alem do mais qdo a empresa entra em contato o publico acaba criando uma certa simpatia pela empresa, mesmo se o motivo do contato for uma reclamação
Adriano
Legal a iniciativa. E se alguma empresa ignorar o contato privado, o pessoal passa para o tradicional mural (e solta o ódio). :)
Exibir mais comentários