Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Novo protocolo de BitTorrent eliminará necessidade de traffic shaping dos provedores

Novo protocolo de BitTorrent eliminará necessidade de traffic shaping dos provedores

Avatar Por

utorrent-screen Usuários de banda larga que baixam torrents sabem que há uma grande possibilidade de seus provedores de internet estarem fazendo traffic shaping (priorizar alguns tipos de dados e desacelerar outros) nos pacotes com protocolo BitTorrent. Embora isso possa ser minimizado com a ativação da criptografia dos pacotes, os provedores podem perceber o grande volume de dados de um determinado usuário e diminuir a velocidade de todos os pacotes de sua conexão.

Essa batalha poderá acabar em breve com a atualização de um protocolo para a tecnologia BitTorrent: o uTP, também conhecido como µTP ou Micro Transport Protocol. Diferentente do TCP, protocolo usado atualmente em programas de BitTorrent, o objetivo do uTP (que foi criado há algum tempo e atualizado esse mês) é ser amigável à rede. Ele deverá detectar o tempo que um pacote demora para chegar de um ponto a outro e adaptar a velocidade de upload de acordo com esse tempo. Simon Morris, vice presidente de marketing da empresa BitTorrent, faz uma ótima metáfora para se referir aos protocolos: TCP é como dirigir com os olhos fechados, pois você só nota que há algo errado quando atingir algum obstáculo. O uTP é como dirigir com os olhos abertos.

Isso quer dizer que o traffic shaping será feito diretamente no computador do usuário rodando a versão 2.0 do uTorrent. E antes que alguém comente “Agora o traffic shaping vai ocorrer na MINHA máquina? QUERO NÃO, ABS.”, permita-me esclarecer o seguinte: com a adoção em massa do protocolo uTP, em teoria, a rede ficará menos congestionada com tráfego o que poderá levar, potencialmente, a uma maior velocidade de download para todos os usuários além de não afetar os demais pacotes que estão trafegando na rede como aqueles relacionados à navegação na web ou envio e recebimento de emails. E no final das contas esse é um bom resultado.

Morris afirma que já existem mais de 200 mil pessoas testando a versão beta do uTorrent 2.0, que já vem com a nova versão do protocolo uTP implementada, e nenhuma delas relatou problemas específicos com o protocolo. Não há datas certas para a liberação da versão final do programa, mas qualquer um pode baixar a versão beta para testar através desse link. [TorrentFreak]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tania
como faço para sair do facebook pois entro na minha conta e peço para sai e eles aceitam mas depois aparece uma pagina mandando digitar umas palavras (que nunca aparece) e não deixem eu sair !!!Como eu faço???
Dayvson
Agora é esperar para ver e depois testar...