Início / Arquivos / Curiosidades /

Sonda russa vai cair na Terra no mês que vem

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

De uns tempos pra cá o planeta Terra tem sido involuntiariamente atacado pelo lixo espacial que a humanidade se encarregou de depositar na sua órbita ao longo dos anos. Esse ano já tivemos o satélite UARS e um outro chamado ROSAT reentrando na atmosfera terrestre felizmente sem machucar ninguém. O próximo item que a gravidade vai se encarregar de trazer de volta é um pouco diferente, no entanto: trata-se de uma sonda russa.

Phobos-Grunt posa para fotos

Lançada em novembro desse ano, a sonda se chama Phobos-Grunt e tinha como objetivo levar um robô à Phobos, uma das luas de Marte. Mas o seu sistema de propulsão, que deveria fazer ela chegar até o planeta, acabou falhando e ela ficou orbitando a Terra desde então. A projeção de reentrada é entre os dias 6 e 19 de janeiro do ano que vem.

A Phobos-Grunt pesa no total 14,6 toneladas, sendo 11 toneladas de combustível que pode ser potencialmente tóxico para seres humanos, por conter materiais radioativos. A agência espacial russa, no entanto, garante que a maior parte desse combustível vai ser queimado durante a reentrada da sonda na atmosfera e por isso ela não representa um perigo se cair em áreas habitadas.

O único risco mesmo é um dos pedaços que restarem dela atingirem algum transeunte. Mas a agência espacial russa também garante que isso dificilmente vai acontecer. Ufa.

Com informações: Yahoo! News.