De uns tempos pra cá o planeta Terra tem sido involuntiariamente atacado pelo lixo espacial que a humanidade se encarregou de depositar na sua órbita ao longo dos anos. Esse ano já tivemos o satélite UARS e um outro chamado ROSAT reentrando na atmosfera terrestre felizmente sem machucar ninguém. O próximo item que a gravidade vai se encarregar de trazer de volta é um pouco diferente, no entanto: trata-se de uma sonda russa.

Phobos-Grunt posa para fotos

Lançada em novembro desse ano, a sonda se chama Phobos-Grunt e tinha como objetivo levar um robô à Phobos, uma das luas de Marte. Mas o seu sistema de propulsão, que deveria fazer ela chegar até o planeta, acabou falhando e ela ficou orbitando a Terra desde então. A projeção de reentrada é entre os dias 6 e 19 de janeiro do ano que vem.

A Phobos-Grunt pesa no total 14,6 toneladas, sendo 11 toneladas de combustível que pode ser potencialmente tóxico para seres humanos, por conter materiais radioativos. A agência espacial russa, no entanto, garante que a maior parte desse combustível vai ser queimado durante a reentrada da sonda na atmosfera e por isso ela não representa um perigo se cair em áreas habitadas.

O único risco mesmo é um dos pedaços que restarem dela atingirem algum transeunte. Mas a agência espacial russa também garante que isso dificilmente vai acontecer. Ufa.

Com informações: Yahoo! News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JOSÉ WELTON
O pior de tudo é que estão dizendo que o ponto de impacto foi aqui em Goiás - Mas ainda não temos relatos de algo estranho na atmosfera.
rafael
O combustível é hidrazina, um líquido tóxico e corrosivo, porém certamente ele será totalmente queimado na reentrada. O perigo é no caso dele ter congelado, o que aumentaria as chances de chegar um pouco dele na superfície. Muitas pessoas têm se preocupado com o material radioativo que ela carrega, o Cobalto-57(que é uma fonte de raios gama, não lembro direito). Ela carrega uns 50 microgramas dele, e muitos sites dizem que ele não representaria perigo.
@oscher88
É a reversal russa. O universo lança satelites em VOCÊ
Edmar Felipe
Concordo!
MarcioHuser
Mais um? :D Em tempo: o login via Facebook não funciona mais?
Thiago Gomes
Parece mais um carro alegorico e deveria cair mais para perto do carnaval.
Tweener
KKKKKKKKKKKKKKKKK Pelo contrário, é bem capaz da Apple ter sabotado a sonda e colocado o preço dos iPhones para ir para o espaço, quando eu achei que ia cair, subiu mais ainda. . .
Yangm
Vai dar tempo da Apple aprovar o app que monitora a sonda, diferente do que aconteceu antes que só os donos de Android foram privilegiados.
fabiano ?
Até sondas estão caindo, menos o preço do iPhone 4S brasileiro. Lamentável esse mundo cruel!
Everton Favretto
É sim.
@amsalau
Deve ser hidrazina, tóxico pra caramba mas queima com muita facilidade.
Everton Favretto
Rafa, o combustível dela não é radioativo, apesar de ser bem tóxico, o que ainda é um baita problema. Mas sim, a nave tem alguns elementos radioativos.
paulorazia
Nao entendi essa!!!
@CapJSheridan
Se eles podem afirmar com 140% de certeza de que ninguém vai se machucar, tudo bem
GustavoUNQ
Será que aquele sistema pra Android (Satellite AR) vai incluir essa sonda aí?
Exibir mais comentários