Aparentemente o Google não está insensível ao sofrimento de milhões de coraçõezinhos geek que têm um smartphone Android, mas em silêncio desejam ardentemente ter um iPhone 4S só para se divertirem com o assistente pessoal Siri.

De acordo com um rumor levantado pelo site Android and Me, o gigante da web está preparando uma alternativa ao app da empresa da maçã. Por ora atendendo pelo nome código Majel — em homenagem à atriz Majel Barrett-Roddenberry, conhecida por emprestar sua voz aos computadores falantes da série Star Trek —, o aplicativo usará a base do Voice Actions para executar uma série de comandos relativamente complexos ao ser acionado pela fala.

A exemplo do Siri, Majel será acionado com uma linguagem e entonação de voz naturais, afirma o site.

Siri do iPhone 4S

Outra grande novidade é que Majel deverá dar as caras no máximo até fevereiro, com algumas chances remotas de dar as caras na plataforma do robozinho já nos próximos dias, antes da virada do ano, de acordo com o site.

Há duas semanas Matias Duarte, diretor de experiência do usuário do Android, afirmou ao site Slashgear que seu time de desenvolvedores vinha trabalhando em uma alternativa ao Siri, criada dentro de seus próprios moldes: “Nossa ideia é criar algo direto como da nave Enterprise, de Star Trek. Cada elemento da computação é acionado por voz, mas sem qualquer personalidade. Ele sequer tem um nome, é chamado apenas de computador“, disse.

Atualmente o Android Market conta com uma série de alternativas independentes ao Apple Siri, mas nenhuma ainda capaz de ofuscar a versão do lado frutífero da força. De qualquer maneira, bom lembrar que o iPhone 4S que começará a ser vendido no país ainda esta semana virá sem ter o recurso devidamente adaptado para o português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Já pensaram em um empregado pra mecher no celular por vocês? =P
Andros Maldaner
Android sempre um passo atrás...
Fernando
Sim e não. Copiar faz parte da evolução. Se não fosse pela "apropriação indevida de ideias alheias", nunca teria existido aquele tal computador Macintosh.
Fernando
Mas busca por voz o Android já fazia, lembro de ter testado logo que comprei meu Milestone 2, no começo do ano... De qualquer forma, eu uso o app "Iris" para fazer ligações e enviar mensagens sem maiores problemas, fora ele só reconhecer inglês, claro. E como este app foi feito pra ser divertido antes de ser útil, dá uma ideia de como desenvolver um programa com comandos por linguagem natural não é tão complicado quanto parece.
Dyego
Pra começar isso ainda nem pode ser usado no Brasil, e sabe lá quando será. Do jeito que o Brasil é importante pra maçã, rsrs, olha só o preço do 4S aqui. Pelo que vi será em torno de 3000 e pouco. Será que vale a pena pagar tanto num aparelho que tem tantos concorrentes a altura ou talvez até melhores (pra mim São- RAZR, SII) pela metade do preço? Se copiou ou não copiou pouco me interessa. Quero saber se é bom e barato. Quanto a ser bom o Android já provou que é, e quanto a ser barato... Preciso nem falar na enorme diferença. Só mais uma consideração... QUE FALTA ME FAZ O SIRI !!
Kcass
Agradeço apple pelo android que eu tenho hoje. Imagina um mundo sem concorrentes. Gosto do android pela liberdade que dá.
Bestknighter
Então um assistente pessoal com opção de personalidade resolve nossos problemas.
Arthur Novello
Já pensou um celular depressivo?
Marcelo
nunca será...
supermouse
quem foi q disse q a Apple inventou o siri ? ela comprou a empresa q o fez. o siri já era usado desde 2009 só q não era tão famoso assim ainda então meus amigos a google não esta copiando a Apple e sim lançando uma coisa q eles sim estão desenvolvendo.
@rodrigosborges
Seria melhor que tivesse a personalidade do Marvin.
@Ntnn
Android, o eterno wannabe.
@nightshadowbr
a turma fala da google copiar a apple... lembrando que temos o Speaktoit Assistant para android que foi lançado antes mesmo da apple anunciar o siri para o Iphone 4S. Confira a data de publicação do video: http://www.youtube.com/watch?v=myE498nyfGw O siri foi anunciado para Iphone no dia 04/10/2011 e o review do Speaktoit Assistant já estava disponivel no youtube no dia 30/03/2011 video testando os dois softwares: http://www.youtube.com/watch?v=yPdZgt2O2ks
Scott
"o Majel deverá dar as caras no máximo até fevereiro" O iPhone 4S foi anunciado em outubro. De outubro a fevereiro são 4 meses. Você acha mesmo que é possível criar um software assim em apenas quatro meses? É óbvio que eles estão trabalhando nisso há muito mais tempo, bem antes do Siri ser anunciado.
Guilherme
Por que você se importa??? É funcionário da Apple???
Exibir mais comentários