O Windows Phone apresenta com o SkyDrive, a plataforma de armazenamento na nuvem da Microsoft. Mas quem disse que a companhia está satisfeita em atender apenas os usuários de smartphones do sistema que ela mesma desenvolve? Nessa semana chegou à App Store o aplicativo de SkyDrive para iPhone e para iPad. Quem diria, não?

“Nós sabemos que nem todo mundo que confia no SkyDrive para compartilhar fotos ou acessar documentos do Office utiliza Windows Phone… Ainda.” Com essas palavras, um representante da MSFT confirmou a chegada de um aplicativo nativo — nada de web app — para a plataforma da Apple. Foi feito pensando no iPhone em termos de interface, mas também funciona como aplicativo de iPad.

Inclusive, as capturas de tela abaixo foram feitas com o tablet da maçã.

De acordo com a Microsoft, todas as ações presentes no SkyDrive do WPhone estão no iOS. Dá para visualizar documentos, criar pastas, apagar pastas, remover arquivos. Em resumo, manter organização total dos 25 GB de espaço que a MSFT fornece gratuitamente por meio do serviço SkyDrive. Para quem não sabe, o SkyDrive funciona de maneira bastante semelhante à adorada Dropbox, bastando ter uma conta Live ID (qualquer usuário de Messenger tem uma) para utilizar.

Um recurso pelo qual eu me interessei particularmente é o compartilhamento fácil de arquivo. Digamos que eu esteja na rua e precise mandar um documento que está no meu SkyDrive para algum contato. Em vez de baixá-lo, anexá-lo e depois enviá-lo para a pessoa, eu posso simplesmente abrir o app de SkyDrive, ir até o arquivo e selecionar a opção de compartilhar. A tecnologia da MSFT se encarrega de criar um link para o arquivo na nuvem, a partir do qual o destinatário da mensagem vai baixar o arquivo.

Para demonstrar o aplicativo a Microsoft fez um vídeo com o funcionamento. Veja só (em inglês).


(Vídeo do YouTube)

Estando em mais plataformas móveis, será que dessa vez a MSFT emplaca o SkyDrive entre os usuários mais tecnológicos (eu e você)?

Download: SkyDrive para iPhone

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GustavoUNQ
Só por curiosidade mesmo: quais motivos? Não uso os serviços, mas quando precisar é sempre bom ter opiniões.
Yangm
O velho windows xp e os insistentes vistas lhe dizem algo?
Fer
E PORQUE DIABOS O SLIDER DE PHOTOS NÃO FUNCIONA NO FIREFOX?
Fer
Não usarei mesmo, sou mais o iCloud mesmo sem iGadget!
@Cobalto
Exemplifica aí pra mim. Porque Windows Phone 7 TODOS estão rodando o 7.5 nesse momento. E se estivermos falando de desktop, well, me mostra um fabricante que não permite atualização do Windows Hehe :)
@AndreHBuss
Mais do que normal. A Microsoft e Apple sempre foram parceiras. Apesar dos atritos nos anos 80. O casamento se deu em 1997. Desde quando Apple e Microsoft são rivais? Rival das duas é a google.................. Microsoft é o maior desenvolvedor de software para MAC depois da Apple :) Um ipad e iphoe usando Hotmail e Bing são outros 500 no Brasil é claro deve-se ainda mudar o Bing para usar a engine EN-US.... Ainda mais agora com o Office 365 ficou xuxu beleza
Harryson
Não sei o pq de ter escolhido o dropbox e seus modestos 2GB ao invés do skydrive e seus 25GB. Mas com o skydrive(no PC) eu posso simplesmente jogar arquivos pra determinada pasta e ele envia pra nuvem assim como o dropbox? Se eu puder,to mudando hoje pro skydrive,agora com app pra iphone ele ficou completo. Se por um lado o Windows Phone perde um pouco da exclusividade do app,por outro a Microsoft ganha novos usuários no Skydrive,como eu,que sem app pra iphone não usaria o serviço em detrimento do dropbox.
Turdin
Lumia 800 =] Sobre o blog, já conhecia, só não tinha visto de ontem para hoje, mas vlw
@JohnBiancato
Para sincronizar tem o Live Mesh e você também pode acessar pelo site. Funciona com todos os navegadores modernos. (:
@JohnBiancato
O app para Android está a caminho. Foi reportado por alguns sites. Mas parece que demora um pouco mais para ser testado por causa das diferenças de aparelhos e versões do OS.
Menezes
não tem pra ipad não...
Yangm
Marcos Jahn e Emmanuel Fotógrafo: Fragmentação? Igualzinho acontece com o windows? (= É fragmentado, é péssimo em certas situações, porém é o mais utilizado =D
Emmanuel Fotógrafo
Web?
Thyago Furtado
Tá! Legal! E para quem usa o Mac OS X? Do que adianta instalar esse APP no iPhone se quem trabalhar com Mac OS X não tem nenhum cliente para gerenciar esses arquivos no SkyDrive… #comoquifás? R: Não "fás"….
Marcos Jahn
Qual Lumia, @Turdin?
Exibir mais comentários